domingo, 17 de maio de 2009

Mostra Claude Santos (1)

Folheando os títulos da Coleção de Inéditos de Roland Barthes encontramos várias comunicações, notas, resenhas e inquietações deste que foi, além de um especialista da linguagem, um interessado e curioso pela linguagem visual. A certa altura dos seus ensaios, especificamente numa conferência internacional sobre a informação visual, em meados dos anos sessenta, Barthes afirma que apesar de vivermos cercados e impregnados de imagens quase nada sabemos delas.

O que é, o que significa, como age, como comunica, quais os seus efeitos prováveis e imagináveis, quase nada sabemos, diz êle. De sessenta pra cá, produziu-se muito neste âmbito. Permanece, porém, a descoberta de que, no dizer de Barthes, tanto a imagem como a palavra, são formas de dizer de imediato alguma coisa. Nada posso fazer, sou obrigada a ir ao sentido, pelo menos a um sentido que se impõe diante de dada realidade.

As fotografias de Claude Santos falam. Dizem da condição humana,
da solidão, da leveza, da beleza, da poesia e de tantas outras dimensões humanas. Como beleza se mostra, não se diz, adverte-nos Barthes, Claude nos apresenta a seguir, imagens dos audiovisuais comentados no texto anterior.
Nesta sequência, uma das imagens encontradas em Luzes, Cinco Retratos Esquecidos, Canudos e Noiva. Assim contemplando, respiramos melhor, bebemos o que Baudelaire chamava de ambrosia vegetal ( Cf. Roland Barthes, 1977).








segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mostra Claude Santos













Claude Santos, fazedor de imagens(1)

As várias dimensões do artista, fotógrafo, ensaísta, diretor de fotografia, estudioso e pesquisador da iconografia histórica, espelham-se no conjunto de trabalhos que encontramos com certa dificuldade de garimpagem. Claude ainda não se submeteu aos padrões consumistas da sociedade do espetáculo, encontrar seus trabalhos reunidos para perceber trajetórias e a amplidão do seu universo requer convívio e observação do seu ofício, cercado de mistérios e vivências originais e reservadas. Portanto, trata-se, de apenas e somente apenas, buscar comentar uma destas dimensões, a que se expõe na Mostra Audiovisual Claude Santos, uma das faces do seu produtivo trabalho de excelência (2).

Nos seus ensaios, ainda a serem devidamente divulgados, percebemos a influência de Alfredo Vila-Flor, seu pai. Aos dez anos de idade, em companhia do pai, visita pela primeira vez Canudos participando do início do mapeamento e registros das imagens que constituirão base de muitos projetos audiovisuais que fundamentam suas investigações e estudos sobre a Guerra de Canudos. Em 1991, participa do Guia visual do cenário da Guerra de Canudos (1986/1997). Em 1993, percorre o interior cearense, colhendo dados sobre a vida de Antonio Vicente Maciel, o Conselheiro. Desta iniciativa resulta o ensaio As andanças de Antonio, divulgado em circuitos restritos e distantes da parafernália midiática (3).


Recentemente, em janeiro de 2009, a Sala Walter da Silveira, divulga a Mostra Audiovisual Claude Santos. Nesta Mostra, para quem teve a sorte de assistir, percebeu-se uma filmografia densa que inclui realizações nas áreas da cultura, arte, literatura e história. Com um trabalho marcado pela observação da condição humana e valorização da memória, a Mostra ofereceu um rico painel do ponto de vista da perspectiva histórica de áreas expressivas da vida da cidade e de incursões sobre a solidão humana e a arte poética (4). Vinte poemas audiovisuais, se é que podemos denominar a trilha que percorre o artista, compuseram a mostra.

Difícil escolher os mais importantes. Todos os audiovisuais são marcados por um caminho de singeleza, síntese e leveza que dão conta de temas exigentes e que requer uma construção poética que denuncia a participação do autor no seu fazer. De Visões (1982), uma mostra da solidão humana no antigo Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, ao mais recente, A Gravura na Bahia (2008) um histórico editado em parceria com o artista Juarez Paraíso, os audiovisuais vão tecendo um conjunto de informações sobre as várias faces dos seres humanos, em seus mundos possíveis.

Em fins de oitenta, apresenta uma incursão sobre a epopéia sertaneja, Canudos(1986) um tema permanente e recorrente na sua trajetória, eivado de laços com os fragmentos da religiosidade sertaneja, expressos no audiovisual sobre a (1999). A documentação histórica se mostra, com mais intensidade, na investigação do processo de colonização do Recôncavo, explorando as ruínas da região, em Testemunhas Silenciosas, Ruínas do Recôncavo (1999), que se expande em seguida, em Ventos (2000) abrangendo a Baía de Todos os Santos através dos relatos de viajantes, no século XVI ao XIX. Percebe-se o itinerário de construção pela consulta sistemática a arquivos e documentos iconográficos, ferramentas básicas do ofício historiografico. A paixão de Leonídia Fraga pelo Poeta Castro Alves, também, não foi esquecida. Em A Noiva (2001), Claude nos traz sua imaginação afetiva deste encontro, no tempo. Em 2003, o documentário sobre o Teatro na Bahia, apresenta depoimentos de estudiosos e protagonistas que participaram da vida cultural e das artes nesta cidade.

A abordagem da vida de Nossa Senhora (2005) através das pinturas da Catedral Basílica de Salvador revela perspectivas histórico-religiosas que acompanha seus trabalhos, marcados pela consulta aos arquivos e fontes iconográficas. Mas, é em Cinco Retratos Esquecidos (2005), retratos sobre a solidão, que a temática da condição humana ganha figurações poéticas extremas.

A vida de personagens na ambiência histórica, literária e cultural em Salvador, será trazida, freqüentemente, para seus poemas audiovisuais. Carybé (2006) em sua obra de pintor; Calasans Neto, o Príncipe de Itapuã (2006) mostrando a Bahia na sua obra de pintor e gravador; O sertão de José Calasans (2006) uma homenagem ao grande estudioso da Guerra de Canudos, são poemas que Claude Santos oferece dos seus retratados. Nesta linha, podemos incluir Moinhos de Vento (2006) um audiovisual sobre a construção poética de Mário Quintana.

Mais recentemente, Diário de um bêbado (2007) traz uma noite no bar Colon. Mais conhecido, porém, e exibido em salas alternativas do circuito de arte, Agnaldo Siri, Fazedor de Cinema (2007) representa uma síntese audiovisual da obra do documentarista. Este documentário foi exibido em outros circuitos e eventos relacionados à jornada de cinema, em Salvador.

Em 2008, os audiovisuais produzidos colocam temáticas distintas a partir de uma perspectiva histórica, expressando cada vez mais o domínio da linguagem poética na construção de diferentes realidades. Encontra-se nesta linha, Lençóis (2008) um breve histórico sobre a saga do diamante na Chapada Diamantina; Mosteiro de São Bento (2008) Introdução histórica à Ordem Beneditina na Bahia e a Gravura na Bahia (2008) histórico editado em parceria com o artista Juarez Paraíso.

Finalizo essas breves linhas sobre um intenso trabalho em construção. Cada vez que encontro Claude me surpreendo com a sua disposição em falar-me do Curso de Fotografia que realiza semestralmente em seu estúdio, das imagens que produz nas suas inúmeras viagens, dos seus inúmeros projetos de audiovisuais. Nestas imagens, a peculiaridade de um pião que se movimenta num eixo infinito (5).


Notas:
(1)A imagem e o texto ao lado que ilustra este post encontra-se no audiovisual O Sertão de José Calasans(2006) de Claude Santos. Em nota de roda pé, trecho da palestra de José Calasans durante o recebimento do Título de Cidadão da Cidade de Euclides da Cunha, em 12 de junho de 1998.
Não sei se as pessoas refletem bem sobre o primeiro contacto com certas palavras. Ainda menino, na minha Cidade de Aracajú, ouvi de uma senhora de Itabaiana, versos de Tobias Barreto. Eram estes:
Não sabes como são tristes
Os olhos de quem não chora
E como teu rosto descora
Ao calor deste sertão.
Foi, sem dúvida alguma, a primeira vez que ouvi a palavra Sertão
.

(2) Em primeiro levantamento inicial e provisório, elencamos os seguintes audiovisuais, a serem complementados, posteriormente: Visões (BRA, 1982); Canudos (BRA, 1987); Luzes, (BRA, 1990); Quintanares (BRA, 1993); Testemunhas Silenciosas, Ruínas do Recôncavo (BRA, 1999); (Bra, 1999); Ventos, a Bahia dos Viajantes (BRA, 2000); A noiva, 2001; Teatro na Bahia (BRA, 2003); Cinco Retratos Esquecidos (BRA, 2005); Nossa Senhora (BRA, 2005); O Sertão de José Calasans (BRA, 2006); Calasans Neto, Príncipe de Itapuã (BRA, 2006); Carybé (BRA, 2006); Moinhos de vento, 2006; Diário de um bêbado (BRA, 2007); Agnaldo Siri, Fazedor de Cinema, 2007; Lençóis (BRA, 2008); Mosteiro de São Bento (BRA, 2008); Desaparecidos (BRA, 2008); A Gravura na Bahia (BRA, 2008); Rascunhos de Joanna Imaginária, s/d.

(3) Para maiores informações, acessar http://editora.globo.com/epoca/edic/237/ContatoClaudeSantos.pdf

(4) A Mostra Audiovisual Claude Santos realizou-se no período de 9 a 16 de janeiro de 2009. O folder do evento, distribuído quando da sua realização, traz uma síntese de cada audiovisual e imagem da obra.

(5) Sobre o Curso de Fotografia e Linguagem Audiovisual, conferir claudesantos@hotmail.com

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Kara Kitap

















Em tempos abarrotados de comentaristas, entendidos, visonários, portadores da última palavra etc. etc. que pululam por este mundo à fora, sobram as raras e concisas análises escolhidas e encontradas sobre os filmes e temáticas que gostaria de contemplar numa agenda de trabalho, em construção. Resta-me fazer um pouco de silêncio. Ouvir e prescrutar. Logo que possa volto. Antes porém, deixo uma imagem sem legenda e sem crédito da atriz preferida do bruxo Orhan Pamuk. E um clichê , uma imagem vale mais do que mil palavras.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009






AFOXÉ FILHOS DE GANDHY
( 1949- )
Sessenta anos de História do Carnaval. Salvador-Bahia.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Ponto de Fuga : uma leitura inteligente






















De tudo que lí até agora publicado sobre os filmes da temporada e em cartaz, garanto que não foi pouco, me agrada as antenadas observações e análises do colunista da Folha de São Paulo, Jorge Coli.
O filme Dúvida ainda não chegou no circuito da Província da Bahia, porém apresenta um forte motivo para pensar nas tremendas frases que estamos a ouvir em tempo de carnaval e oscar, ditas por personagens (nem) sempre tão comprometidas como os agentes da fé, sempre defensores das certezas. Continuo na mesma pista, ou seja, trascrever do MAIS, pelo menos por enquanto. A seguir, o texto.

A educação dos preconceitos

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O filme "Dúvida" baseia-se na incerteza de saber se houve uma relação física entre um padre e um aluno; frase tremenda da madre superiora, vivida por Meryl Streep: "Ele é o que eu penso que ele é"
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JORGE COLI
COLUNISTA DA FOLHA

Muitos críticos desdenharam "Dúvida" porque seria "teatro filmado" e não verdadeiro cinema. John Patrick Shanley, o diretor do filme, fez carreira como roteirista e como autor de peças teatrais, o que reforçaria a condenação.
Antes disso, dirigiu apenas um longa-metragem, comédia fantástica, conto filosófico discreto: "Joe Contra o Vulcão". A acusação, porém, é preconceituosa. Parte de definições sumárias, sem se dar conta de que, se funciona na tela, não é teatro.
Shanley tomou o partido de uma narração fluente. Nada de experimental ou de estranho. Como se dirigisse "Os Sinos de Santa Maria", no caso de alguém se lembrar desse delicioso filme de Leo McCarey, estreado em 1945.
Nele, a freira Ingrid Bergman se opunha a Bing Crosby, padre de um colégio religioso.
"Dúvida" quer contar uma história sem complicações, para exaltar as qualidades dos atores. Do jeito que se fazia em outros tempos.
Está nos antípodas de um Almodóvar, que criou, com suas costumeiras surpresas bizarras, "Má Educação" (2004). O núcleo dos dois filmes é o mesmo: laços de atração tecidos entre o padre de um colégio e um aluno.
Apesar de seu espírito transgressor, sua cinematografia extravagante, Almodóvar limitou-se a uma fábula moralista e conservadora. Não insinua nenhuma interrogação. Condena, apenas. Seu padre é culpado e abjeto.
Ao contrário, "Dúvida" denuncia o totalitarismo das certezas. Aponta para a única arma contra as tiranias, os fundamentalismos, os preconceitos os mais arraigados e seguros de si, que necessitam forjar tantos acusados para reafirmarem suas próprias verdades. Essa arma vem desde o início exposta no título.

Catecismo
"Dúvida" baseia-se na incerteza de saber se houve uma relação física entre o padre e o aluno. O filme, porém, logo ultrapassa a discussão sobre a culpabilidade objetiva, que é superficial e jurídica. Interroga, de maneira complexa e fina, além dos fatos, a natureza dessa relação execrada. A questão é sua possibilidade de não ser encarada como, forçosamente, um mal.
O diálogo entre a superiora e a mãe, carregado de intensidade intrincada, é espantoso em tempos maniqueístas como os que atravessamos.

Bruxa
Frase tremenda da madre superiora, vivida por Meryl Streep: "Ele é o que eu penso que ele é".

Pasárgada
História amarga, antiyuppie. O termo é, aqui, anacrônico, já que "Foi Apenas um Sonho" se passa nos anos 1950, mas os yuppies existiram antes de serem nomeados. O filme é de Sam Mendes.
Tem algo em comum com o estilo de "Dúvida": a vontade de, justamente, evitar qualquer estilo e fazer com que os atores, soberbos, sobressaiam.
Pelo tema, faz pensar em "Meu Tio da América", de Alain Resnais (1980). O tio de Resnais é o parente distante e abstrato que permite dizer: quando não aguentar mais, vou lá com ele, recomeçar tudo. Ilusões que ajudam a viver.
Quando desmoronam, a tragédia espreita. Leonardo DiCaprio e Kate Winslet encarnam uma crise interior que denuncia o ideal norte-americano de vida. Põem o paraíso em Paris, uma Paris que poderia libertá-los da mediocridade.
No entanto ela é inalcançável, porque o casal não consegue se desatolar do subúrbio.
Talvez "Foi Apenas um Sonho" traga, junto com "Dúvida", um microscópico vírus indicando nova era e renovação dos tristes valores que imperam neste início de século. Ou talvez tenham apenas levado a uma alucinação otimista.



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jorgecoli@uol.com.br

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O leitor, 2008












Assisti o filme no Cinemark, Shopping Salvador(1).
A seguir uma apreciação do crítico de cinema Luis Carlos Merten, publicada em seu Blog, 07.02.2009.


O Leitor
por Luiz Carlos Merten, Seção: Cinema 13:18:44.
BERLIM - Ia deletar o post que acrescentei ontem, na corrida, mas resolvi conserva-lo, para os arquivos, como se diz. Prefiro comecar de novo, mesmo num teclado estrangeiro, sem acentos, o que eh sempre um problema para todos, para voces e para mim. Para inicio de conversa, cada vez que lerem eh trata-se da terceira pessoa do singular do presente do verbo ser. Eu sou, tu es, ele eh. Quem leu meu comentario do primeiro dia no Caderno 2, sabe quanto foi decepcionante o thriller de Tom Tykwer que inaugurou a Berlinale de 2009. Para dizer a verdade, o filme - The International, que no Brasil vai se chamar Trama Internacional - nem eh tao ruim, eh apenas o caso do programa errado. Por mais que o diretor art+istico Dieter Kosslick tenha procurado justificar a inclusao do filme fora de concurso, a verdade eh que o ataque de Tykwer ao sistema financeiro - e ao poder dos bancos - nao confere grande atualidade ao que eh um filme de acao um tanto banal, apesar das filmagens ao redor do mundo e de uma cena espetacular no Guggenheim Museum, de Nova York, destruido num tiroteio que nao deixa pedrta sobre pedra. Passado esse primeiro dia, as coisas começaram a encaminhar-se ja no segundo. Gostei de O Leitor, mas o filme de Stephen Daldry passa fora de concurso. Como ja estreou no Brasil, eh possivel que muitos de voces ate ja o tenham visto. Achei muito interessante a historia e suas implicacoes eticas. Daldry e seu roteirista, o dramaturgo David Hare, discutem questoes como a responsabilidade e o afeto. Rakph Fiennes debruça-se sobre o proprio passado e lembra o garoto que foi, tendo um affair com uma mulher mais velkha, quando tinha apenas 15 anos. Estudante de direito, ele vai acompanhar o julgamento dessa mulher, quando ela eh julgada por crimes de guerra, contra os judeus. Cria-se a seguinte situaçao - a personagem eh responsabilizada por uma açao que nao cometeu,m ou que nao poderias ter cometido sozinha, mas que ela assume com vergonha de revelar o seu segredo (que eu nao vou dizer qual eh). O garoto, podendo desfazer o equivoco, nao o faz e essa eh uma sutil maneira de discutir responsabilidades morais. Quando Kate Winslet devolve a pergunta do juiz - o que ele faria, se estivesse no lugar dela, sob o nazismo? -, a interrogaçao fica sem resposta. Nao se trata de buscar uma absolviçao para os crimes do nazismo nem para a conivencia do povo alemao, mas de uma discussao seria, e honesta, sobre responsabilidades individuais e coletivas. Isso fica claro na bela cena em que Ralph Fiennes vai a casa da judia rica, vitima de Kate e para quem ela deixou o dinheiro que ganhou na prisao. A cena eh magnifica, um pouco pela atriz, Lena Olin, mas tambem porque eh muito bem escrito e filmada, mostrando como um simples objeto pode adquirir um valor emocional que dinheiro nenhum vai comprar. Kate Winslet corre ao Oscar de melhor atriz, ela que ganhou, pelo papel, o Globo de Ouro de coadjuvante. Kate eh fantastica, mas usa uma maquiagem para envelhecer que nao convence. Acho que eh, no limite, a unica coisa de nao gosto nesse filme tao bonito. Vejam ai em Sao Paulo e a gente conversa.


Nota:(1) Considero O Leitor um dos melhores filmes que assisti nos últimos meses. Se a crítica do crítico de cinema não demonstra tanta empolgação com o filme, alguns aspectos da temática abordada, a meu ver, passaram chapada em suas observações. O filme além de tratar de temas relevantes como a iniciação sexual de um adolescente com uma trabalhadora analfabeta pertencente a SS nazista, cujo encontro se passa intermediado pela leitura de clássicos universais da literatura, entre eles, Homero em sua Odisséia, os poemas de Ranier Marie Rilke entre outros, fazendo-se acompanhar de livros pueris da literatura infantil, encontros de catarse em que a iniciação se faz para ambos em contraponto, a iniciação da sexualidade para um e a iniciação ao mundo letrado para o outro, num cuidadoso jogo de linguagem cinematográfica, câmera em planos longos e marcantes closes em que os protagonistas espelham seus impulsos, suas tensões.
Não bastasse isso, numa cena, não mais que em uma ou duas cenas, o advogado que tratará de discutir com seus alunos sobre as acusações que prevalescem sobre a trabalhadora pertencente a SS, não é nada mais nada menos do que o ator ( aqui envelhecido, não me recordo o nome agora) que protagonizou o anjo do filme de Win Wenders em Asas do Desejo. Sua aparição, rápida, porém decisiva, leva-nos a retrospectiva de uma memória cinematográfica que não se perde, indescritível.
Bem, o filme tece um debate sobre a ética e valores de uma sociedade nazista em que as ações individualizadas subsumidas em direção ao holocausto e aos comandos de fôrça, estão em julgamento no presente.
Teria muito mais a dizer sobre o filme, mas fico por aqui.
Sobre o desempenho de Kate Winslet, que a julguem os críticos, eu gostei muito.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Carta do cineasta Sílvio Tendler

















Por considerar mensagens de e-mail recebidas sugerindo-me que repassasse neste Blog a Carta do cineasta Silvio Tendler ao Sr. Ministro Tarso Genro, transcrevo-a a seguir.
No momento acompanho os fatos buscando informar-me com mais detalhes da situação, porém, sempre contra as injustiças que se venham cometer em nome das leis. Em discussão.



Ao Exmo. Sr. Ministro da Justiça Tarso Genro
Ilustre Ministro:

Venho tomar dois minutos de seu precioso tempo que poderão salvar uma vida. Quis o destino que recaísse em seus ombros a decisão que pode salvar o escritor Cesare Battisti dos cárceres italianos.
Não se trata, prezado Ministro, de eludir a lei, mas, sim, de impedir a vingança. Pelo que tenho lido, o processo contra Battisti é montado a partir de enormes falhas que podem punir um inocente para acobertar um culpado.
Lembro os terríveis precedentes de Olga Benário e Elize Ewert, deportadas para um campo de concentração. O final da história, o Sr. conhece bem.
Aliás, amparado pela cidadania, o banqueiro Cacciolla viveu livremente na doce Itália depois do rombo que deixou em nossa economia e pelo qual foi condenado no Brasil, onde cumpre pena. Não foi deportado pela Itália, que ao contrário, lhe protegeu.
Quer a lei que o Sr., em nome do humanitarismo de nosso povo acolhedor, possa decidir pela permanência de Battisti entre nós.
Lembro que temos uma tradição e que já concedemos asilo até mesmo a Georges Bidault, ex-ministro francês envolvido em atentado contra o Presidente Charles De Gaulle e contra a independência da Argélia. Bidault foi aqui acolhido por razões humanitárias pelo Presidente JK. Não vejo porquê um jovem revolucionário que converteu-se em escritor não possa ser salvo pelo Sr., com um gesto de grandeza.
Quantos brasileiros foram, um dia, acolhidos no exterior, salvos das garras de uma ditadura sanguinária que os alcunhava de "terroristas"?
Lembre-se de Olga, Elize Ewert, o casal Rosemberg e de tantas injustiças cometidas em nome das leis. Lembre-se dos dez de Hollywood.
Lembre-se do Caso Dreyfuss e seja Emile Zola. Repudie Felinto Muller, exerça seu Ministério com grandeza e permita que o escritor Cesare Battisti permaneça entre nós.
Atenciosamente,
Silvio Tendler
Cineasta
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