sábado, 22 de março de 2014

Série Presidentes da África



Série Presidentes da África­


 Apresentada pelo jornalista Franklin Martins, em estreia inédita através da Rede Bandeirantes, a série Presidentes Africanos, produzida pelo Cine Group,  retrata as transformações de um continente que vem crescendo a taxas econômicas expressivas e construindo um ambiente de democracia e paz, como revela as reportagens e entrevistas realizadas com os presidentes de Angola, África do Sul, Congo, Moçambique e Nigéria.

Com um conteúdo inédito, a série traz um programa de TV que consegue reunir e entrevistar presidentes africanos, incluindo alguns que há tempos não se comunicavam diretamente com a imprensa, assinala o jornalista.
Na grade de programação encontra-se o detalhamento da apresentação dos seis episódios, cada um com a duração de 30 minutos, num total de 2:30 hs da série completa e uma abertura de 2:35 minutos, divulgados em outubro e novembro de 2013. 

Explora com riqueza de detalhes a história, a cultura e os potenciais de cada país e divulga reportagens especiais mostrando a caminhada da África em busca da construção de um ambiente democrático e de paz, com cuidado e preocupação em contextualizar o telespectador através de mapas e informações didáticas, num jornalismo competente e afirmativo demonstrado nas entrevistas conduzidas pelo Franklin Martins. 

As imagens revelam a beleza e pujança de um continente considerado o berço da humanidade. Dividida por países, a série resgata a essência de cada uma das cinco nações africanas e convida os telespectadores para uma  viagem em companhia de um dos mais importantes jornalistas do país. Além das entrevistas, que trazem percepções e expectativas de cada presidente , o programa traça uma linha cronológica com informações históricas, geográficas, políticas, sociais e culturais de todos os países, contextualizando-os no cenário sócio-econômico atual.
 
A produtora responsável pela série,  a única produtora brasileira com filial na África, contou com a experiência de seis anos no continente para produzir um conteúdo chancelado pelo depoimentos de cinco presidentes: José Eduardo dos Santos-Angola; Jacob Zuma-África do Sul; Armando Guebuza-Moçambique; Goodluck Jonathan-Nigéria; Joseph Kabila- República Democrática do Congo, além de líderes políticos, sociais e historiadores.

“ Logo o mundo vai ver uma Africa que sabe tomar conta de si mesma, que vai produzir muito e terá um papel importante para o mundo” diz Goodluck Jonathan, presidente da Nigéria, durante entrevista apresentada no primeiro episódio da série.

Presidentes Africanos é convidativo e instigante. Surpreende o público chama atenção para um continente que tem superado as barreiras da opressão por meio da corrida em busca da democracia e da paz. Um continente sobre o qual há muito pouca informação na televisão brasileira, embora o Brasil seja o país com a segunda maior população afro-descendente do mundo, depois da Nigéria.

P.S_ A seguir duas séries disponibilizadas no youtube, Presidentes Aficanos e Mulheres Africanas ( a segunda série comentaremos no próximo post).

. http://youtu.be/dRc0LN2YKJA 
 
 





Nenhum comentário: