quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

La Cinémathéque Française. Exposition PASOLINI ROMA.


La Cinémathéque Française. Exposition PASOLINI ROMA.

 

Há uma máxima popular que diz: quem tem boca vai a Roma.

Pois bem, escolhi por designação dos orixás que me protegem, visitar a Cinémathéque Française com o propósito de buscar dados para estudos e pesquisas que venho apresentando neste Blog http://www.stelalmeida.blogspot.com, desde 2007. A data foi a mais significativa que encontrei no calendário_ 06 de janeiro de 2014 _ e somava-se à possibilidade da presença e companhia da qualificada e gentil professora de francês que além de conhecer com proficiência o idioma, tem larga experiência com a cultura e costumes parisienses.  Com este propósito dirigi-me à 51rue de Bercy, 75012 (1).

O programa disponibilizado, de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014, apresenta variado e seletivo conjunto de atividades permanentes, desde a visita às coleções do museu, da biblioteca dos filmes, dentre outros, aos programas regulares que incluem informações sobre a história do cinema e às exposições, retrospectivas e reencontros com os mais expressivos autores e cineastas que constituem a memória do cinema no mundo.

Destaco a exposição PASOLINI ROMA, um primor de trabalho cuidadoso e sensível, com uma obra que merece ser revisitada. Pasolini foi um dos maiores artistas do cinema moderno. Sua obra nasceu de suas experiências de poeta, escritor, dramaturgo cronista e cineasta de primeira ordem.

                            Pasolini Roma, l’exposition.

Cinéaste de premier ordre, Pier Paolo Pasolini fut aussi, poete, linguiste, romancier, dramaturge, peintre intimiste et homme engaje. Il fut l’un des intellectuels les plus actifs et l’un des personnages les plus controversies de la sociéte italianne d’après-guerre (2)

A exposição propõe um percurso cronológico a partir da chegada de Pasolini a Roma em 1950, e explora os sítios e locais da periferia, passando pelas relações de amizade do cineasta com os poetas e intelectuais de sua época (Elsa Morante, Alberto Moravia,..., a poesia, a política, o sexo, a amizade, o cinema. Apresenta numerosas fotografias, arquivos, documentos, extratos audiovisuais, pinturas e desenhos desconhecidos realizados por Pasolini, assim como, as obras de artistas italianos, que fazem eco à sua obra e sua visão de Roma, marcando o seu percurso.

 

Pasolini fut l’un des plus grands artistes du cinéma modern. Son oeuvre, nourrie de ses expériences de poete, romancier, dramaturge, croniqueur, jette um regard à la fois lucide et sensualiste sur um monde en pleine mutation, ravagé par la modernité mais confronte au pouvoir des mythologies (3).

 

Polêmico e anti-fascista visceral , Pasolini analisa com uma rara acuidade a evolução da sociedade italiana dos anos 50 aos anos 70. Sua obra literária e seus escritos políticos, seu cinema, propõem um olhar lúcido sobre o mundo em plena mutação. D’Accattone, em 1961, à Salò e os 120 dias de Sodoma em 1975, Pasolini constrói uma obra incandescente e radical. Trinta e oito anos após sua morte, a visão que ele tinha de seu país é hoje a mais atual para os italianos, e esclarece, largamente, o futuro nas sociedades européias. Roma foi o principal combustível desta incrível energia de criação e de intervenção que Pasolini desenvolveu durante seus vinte e cinco anos de vida artística e pública (4).

 

Não há como visitar esta exposição e não se emocionar. Além da observação da energia criadora e da produção crítica e mobilizadora pasoliniana, as imagens de Pasolini com sua mãe e amigos nos fazem ressignificar o valor da memória afetiva e da memória do cinema, nas diversas dimensões  que o constituem, dentre elas: a amizade, a literatura, a política, o amor, o sexo e a poesia.

Por questões meramente técnicas, vou adicionar apenas três fotos. O arquivo Ipad com as demais fotografias ainda não foram baixados neste HD. Faço isso logo tenha condições.
Foto01.   Em direção à Cinémathèque Française.


 (clic na foto se quiser ampliar)

Foto 02.  Place des Vosges, flâner em direção à Cinemathéque Française.

( clic na foto se quiser ampliar)
 

 
Foto03. EXPOSICION PASOLINI ROMA

 


 
 

NOTAS

(1)  Agradeço à Professora Zuleide Cardoso Cavalcanti a competente e qualificada presença na visita à Cinémathéque Française, Merci Mademoiselle!

(2)  La Cinémathéque Française. Programme décembre ’13 février ’14.

(3) La Cinémathéque Française. p. 5.

(4) Tradução livre do Catálogo da Exposição.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante o seu relato.Que forma maravilhosa de comemorar o aniversário!
bjs Flavia