quinta-feira, 9 de maio de 2013

Visita à Cinemateca Brasileira, SP




Em abril de 2013 visitei a Cinemateca Brasileira com o propósito de verificar  possibilidades de restauração de uma Série de Filmes Africanos do acervo da Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Segue breves comentários do que considerei importante e valioso para compartilhar.

A Cinemateca, criada desde 1940, encontra-se desde 1992, localizada num espaço arquitetônico monumental, o que era um antigo Matadouro Municipal, em Vila Mariana, São Paulo, transformou-se numa composição edificada em galpões que lhe confere uma beleza singular, numa extensa área arborizada e preservada.  No galpão de entrada tem-se acesso a programação das salas de projeções e pode-se  consultar revistas e catálogos recentes de maior circulação no campo da cinematografia brasileira. Vale observar que a disposição das instalações confere leveza e plasticidade às edificações arquitetônicas, tanto  num plano externo como interno.

O maior acervo de imagens em movimento da América Latina encontra-se neste lugar. Há que se realizar várias visitas para conhecer mais detalhadamente os mecanismos de preservação da produção do audiovisual brasileiro, uma vez que a quantidade e qualidade do acervo disponível são notadamente visíveis.

Destaco nesta postagem, apenas nossa visita ao Laboratório de Restauração, uma vez que os setores de Documentação e Pesquisa merecem uma postagem específica, que não tenho condições de realizar no momento.  Conforme assinala registros nos documentos consultados:

‘’Desde 1978, a Cinemateca Brasileira possui um Laboratório de Restauração devidamente equipado que foi reconhecido pela FIAF como um exemplo para as cinematecas latino-americanas. Entre as suas atividades permanentes está a restauração de filmes do acervo em estado de deterioração, a transferência de materiais em suporte de nitrato de celulose para suporte de segurança (poliéster) e a confecção de cópias (matrizes ou reproduções para empréstimo).

 O que diferencia o Laboratório de Restauração da Cinemateca Brasileira dos demais são equipamentos como o copiador óptico, capaz de processar filmes 35 mm com até 4% de encolhimento, a mesa de comparação com 4 pistas e a moviola-telecine para filmes 35 e 16 mm que, ao contrário de copiadores normais, faz projeção de filmes em estado de alta deterioração. É também um dos poucos que faz controle sensitométrico de cópias em 35 e 16 mm”Catálogo da Cinemateca Brasileira, 2012.

Segue  em fotos, de forma aleatória e espontânea,   momentos da  visita ao Laboratório de Restauração da Cinemateca Brasileira, em que o Grupo de Trabalho demonstrou sua capacidade e interesse na preservação do maior acervo das imagens em movimento da América Latina. Devo ainda dizer que pude observar  a seriedade e qualidade das informações que me foram transmitidas pelos trabalhadores da Cinemateca, mesmo que assinalassem, em vários momentos da nossa conversa, a intensa crise que a instituição atravessa no momento. É lamentável!

P.S_ Para realizar a visita contei com a colaboração de muitas pessoas, dentre elas, gostaria de agradecer a Guido Araújo, Maria do Rosário Caetano, Patricia de Fillipe e a equipe de jovens que me atenderam  com gentileza e muita informação, Gabriela de Quieroz, Daniela Giovana , Rodrigo Martins, João Marcos, dentre outros. E para  meus amigos paulistas  um agradecimento especial, mostraram-me  como caminhar por São Paulo de metrô,  um jeito para se chegar nos horários previamente combinados, sem atrasos. Em  Salvador, seria impossível.

 

 

Foto 01. Visita à Cinemateca Brasileira
 

Foto 02. Cartaz no Laboratório de Restauração


 
Foto 03. Equipamentos do Laboratório de Restauração
 
 
 
Foto 04. Equipamentos do Laboratório de Restauração 
 
 
 
 
Foto 05. Equipamentos do Laboratório de Restauração
 
 
 
Foto 06. Grupos de Trabalho
 
 
Foto 07. Grupos de Trabalho
 
 
 
 
 Foto 08. Equipamentos do Laboratório de Restauração 
 
Foto 09. Equipamentos do Laboratório de Restauração
 
 
Foto 10. Galpão da Cinemateca
 
 
 
 
Foto 11. Galpão da Cinemateca
 
 
 
 
Foto 12. Entrada principal da Cinemateca Brasileira
 
 
 
 

4 comentários:

Luciana Cigana disse...

Já sei onde vou para na próxima ida à SP!

Anônimo disse...

Adorei conhecer o trabalho da Cinemateca através de suas fotos.Parabéns por sua iniciativa!

André Setaro disse...

Excelente iniciativa esta a de visitar a Cinemateca. Gostei muito das fotos.

Stela Borges de Almeida disse...

André Setaro, seus comentários são bem-vindos, lembro sempre do Curso de Extensão que tive o prazer e a honra de perceber a clareza e informação que você nos transmitia sobre as grandes realizações do cinema. Penso que, talvez, você é um dos nossos últimos moicanos. Vida longa para a beleza que representa a Cinemateca Brasileira.