sexta-feira, 16 de abril de 2010

Godard e o Socialismo
























Enquanto aguardamos o mais novo filme de Godard chegar ao Brasil há uma chance de se saber mais sobre o grande cineasta buscando adquirir o novo livro lançado na França por seu biógrafo. Para isso torna-se necessário certas condições prévias, entre outras, alguma reserva em euro na conta e chance de ler as 944 páginas em francês antes que o dilúvio ocorra. Para quem é paciente e não sofre de consumismo exagerado, resta outra opção mais comum entre os mortais, informar-se pelo MAIS e aguardar. A seguir o extrato da entrevista publicada na FSP.

São Paulo, domingo, 11 de abril de 2010
O biógrafo Antoine de Baecque diz em entrevista à Folha que tentou desvendar a vida real por trás do mito; prestes a fazer 80 anos, Godard lança o novo filme, "Socialismo", em maio, em Cannes.

LENEIDE DUARTE-PLON
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS
Um é o cineasta mais estudado, debatido e polêmico da França, um dos criadores da nouvelle vague. Seu nome é uma espécie de palavra-slogan que significa cinema.
O outro é um historiador e jornalista, especialista no movimento de vanguarda do cinema francês da virada dos anos 50/60, autor de uma biografia de Truffaut (em coautoria com Serge Toubiana, ed. Record), ex-diretor da revista "Cahiers du Cinéma" e ex-editor de cultura do jornal "Libération".
Quando Antoine de Baecque resolveu fazer a biografia de Jean-Luc Godard, o cineasta não se mostrou entusiasta. Dizia que sua obra é que interessa, não sua vida. Mas a editora Grasset comprou imediatamente a ideia.
O resultado é uma obra de 944 páginas -"Godard"-, em que o nome está sutilmente dividido (GOD numa linha, ARD, na outra).
Trata-se de um livro magistral sobre a vida e a obra de um dos maiores cineastas do século 20, que fará 80 anos em 3 de dezembro e cujo primeiro filme, "Acossado" ("À Bout de Souffle"), foi lançado exatamente há 50 anos, em março de 1960. E já nasceu clássico, revolucionando a linguagem cinematográfica.
Assim como Godard, De Baecque lê o "L'Equipe", diário especializado em esportes. O jornal está sobre a mesa de centro em sua casa, enquanto recebe a Folha para esta entrevista exclusiva.
Apesar de autor da primeira biografia de Godard a ser escrita na França, De Baecque não viu a obra que o cineasta vai apresentar em maio, em Cannes. "Socialisme" [Socialismo, com lançamento no Brasil previsto para 2011] tem no elenco a cantora Patti Smith, o filósofo francês Alain Badiou e o historiador palestino Elias Sanbar.
O filme deve, sem dúvida, provocar polêmica. Afinal, não é esse o maior prazer do controvertido Godard?

FOLHA - Quem é Jean-Luc Godard?
ANTOINE DE BAECQUE - Como ele mesmo diz, "eu sou uma lenda viva". É um mito. Acho que ele tem razão, Godard diz a verdade. O que é uma lenda viva? É um nome -Godard- que significa cinema no mundo inteiro; é uma espécie de palavra-slogan que quer dizer cinema. Foi algo que aconteceu muito rapidamente, e ele viveu grande parte de sua vida sob esse peso. A partir disso, era preciso tentar ver o que havia por trás. O interessante é esquecer um pouco a lenda, confrontá-la com os fatos e atos de uma vida.
FOLHA - O que encontrou além do mito?
DE BAECQUE - Não há na vida de Godard segredos que expliquem seu personagem, seu destino, sua genialidade. Não é como Truffaut... Este era um bastardo, que tinha uma espécie de trauma de infância que fazia com que o pequeno Truffaut estivesse sempre presente, não muito longe do homem que se construiu justamente para superar esse trauma, o fato de não ter tido pai e não ter sido amado. Em Godard, não há segredo de família, exceto quando se fala de rupturas, pequenas decisões em sua vida que explicam o personagem -sobretudo a ruptura com a família, quando decidiu fazer cinema.
FOLHA - Por que precisou romper com a família para fazer cinema?
DE BAECQUE - Godard vem de uma grande família protestante, rica, culta, uma espécie de aristocracia do espírito. Na França, os Monod são uma grande família, que queria uma cultura nobre para o filho mais velho -e não o cinema. Essa ruptura foi acompanhada de uma série de outras, muitas vezes violentas em relação ao meio familiar, o que tornou Godard um adolescente ladrão. Furtou muitas coisas de muitas pessoas, inclusive em família. Por exemplo, um livro original autografado por Paul Valéry, que roubou da grande biblioteca de seu avô -a grande figura da família e amigo daquele poeta. Furtou um livro da coleção do avô para vender. Isso culminou em seu banimento pelos Monod. Foram essas rupturas que fizeram com que Godard se construísse como Godard. Ele renegou muito a si mesmo, mudou bastante de rumo, numa contradição permanente consigo mesmo. De certa forma, isso faz parte de sua própria mitologia, algo que ele mesmo dissera em entrevistas.
FOLHA - O interessante no livro é acompanhar a realização de cada filme, suas relações com os produtores, com os atores. Tudo isso torna a biografia uma fonte inesgotável para os cinéfilos.
DE BAECQUE - Sim, mas também é uma biografia de cineasta. Espero mexer com o discurso estabelecido dos godardianos. Sobre ele, existe um discurso onipresente, extremamente importante, que respeito, que li e que até mesmo contribuí para criar. Mas gostaria que o livro destruísse essa ideia forte -a de que a vida de Godard não tem importância e de que seus filmes podem ser compreendidos sem passar por ela.
FOLHA - Como surgiu a ideia da biografia?
DE BAECQUE - Eu já havia tido contato com Godard, tinha feito entrevistas com ele quando dirigia os "Cahiers du Cinéma" e quando fui editor de cultura do "Libération". Nas entrevistas, ele é o contrário de um bom assunto biográfico: não gosta de falar de sua vida, não gosta que falem de si e é muito desconfiado. O que me levou a escrever o livro foi essa dificuldade.
FOLHA - Foi a editora quem encomendou o livro ou o sr. o propôs?
DE BAECQUE - Fui eu que propus, dizendo que tinha vontade de fazer uma coisa impossível, escrever uma vida de Godard. A editora topou, mas Godard não estava de acordo.
FOLHA - O sr. o contatou?
DE BAECQUE - Eu disse que iria escrever a vida dele.
FOLHA - E como ele reagiu?
DE BAECQUE - Ele me disse: "Você não vai conseguir; de qualquer forma o importante é a obra, não a pessoa".
FOLHA - Evidentemente, o sr. não concorda com isso.
DE BAECQUE - Ao contrário, acho que a vida de Godard tem um duplo interesse. Ela é feita de contradições, de rupturas, de mil encontros. Ele viveu no mundo do cinema de maneira intensa e tem uma vida densa, uma existência rica, ao contrário do que ele mesmo diz. Sua vida é tão fascinante pelo modo como ilumina a vida de seus contemporâneos. Seu cinema e seu modo de viver são o que capta as diferentes épocas que atravessou. Minha ambição é, como digo na introdução do livro, conhecer o gosto do café de Godard. Ele disse de maneira virulenta, um pouco insolente: "De que serve saber que tomo café de manhã?", isso para dizer que a vida não tem importância. Godard tem o gênio de apreender o que faz a vida de uma época; ele é o melhor radar para captar isso e devolvê-lo com um estilo particular.
FOLHA - O sr. diz que seu livro "atrairá o descontentamento de Godard, sua contestação humilhante, até mesmo uma carta de insultos, e o opróbrio dos godardianos do mundo todo". Por quê?
DE BAECQUE - O que me deixa feliz é que o livro está sendo bem recebido pelos não godardianos. Godard o recebeu, mas ainda não se manifestou. Penso que dirá algo sobre ele, pois apresentará "Socialismo" em Cannes, em maio. Acho que irá reconhecer que representa muito trabalho, que é benfeito, mas não poderá deixar de dizer que não é assim que se compreendem seus filmes. E acho que ficará furioso com algumas passagens.
FOLHA - Por exemplo?
DE BAECQUE - Suas relações interpessoais, suas relações com as mulheres. Ele não gosta de falar disso, das rupturas difíceis, dos mortos que o cercam. Acho indispensável falar disso para tornar a vida de Godard compreensível. Penso que não irá reagir bem. Será que vai escrever uma carta, me humilhar em público?
FOLHA - O sr. diz que Godard é, ainda hoje, um dos artistas mais célebres, mais comentados e mais analisados do mundo. Por quê?
DE BAECQUE - É um personagem que fascina muita gente. Cresci vendo filmes como "Salve-se Quem Puder - A Vida", "Passion", "Carmen de Godard". Eu tinha 20 anos. Ao mesmo tempo em que os de Truffaut, como "O Homem Que Amava as Mulheres", "A Mulher do Lado" , que me deram vontade de escrever sobre o cinema, fizeram de mim o que me tornei. Isso me formou.
FOLHA - O sr. diz que Godard "soube moldar seu próprio personagem de bufão midiático, de Diógenes comunicador". Acontece que o bufão é também um melancólico. Ele é tudo e o contrário de tudo, um paradoxo ambulante?
DE BAECQUE - Godard é feito de contrastes, de paradoxos. É extremamente generoso, mas muito centrado em si mesmo, egocêntrico. Também pode ser extremamente doce e violento, pudico e extrovertido, terno e perverso. Mas está mais para o lado da melancolia, de uma forma de tristeza, de tragédia.
FOLHA - De misantropia também?
DE BAECQUE - Sim. É uma pessoa para quem o fato de não estar bem é inspirador. Ele sempre filmou pessoas que carregavam um mal-estar, fez filmes que acabam sempre mal. É essa infelicidade, um estado do ser, o mal-estar, o trauma em relação à história, às mulheres, à família, em relação a si mesmo, à sua própria personalidade, que o inspiram. É muito mais o cineasta de personagens habitados pela infelicidade do que de personagens felizes.
FOLHA - O sr. é autor de uma biografia e um dicionário Truffaut e de um livro sobre a nouvelle vague. O atual cinema francês está à altura de Truffaut e Godard? Quais são os grandes talentos atuais?
DE BAECQUE - Desde a nouvelle vague, desde os anos 60, todos os anos muitos iniciantes fazem um primeiro ou um segundo filme. Isso é muito importante na França, mais que em outros países. É uma constante no cinema francês. De maneira geral, um terço dos filmes franceses são um primeiro ou um segundo filme.
FOLHA - E esses jovens cineastas chegam a construir uma carreira?
DE BAECQUE - Mais ou menos, assim como na nouvelle vague. Naquela época, havia 120 cineastas que fizeram um primeiro filme em três anos e, depois, somente 10 ou 15 continuaram -cerca de 10%. Hoje, é a mesma coisa, talvez um pouco mais. A nouvelle vague legou a essa juventude a vontade de fazer cinema. Ser artista, hoje, passa pelo cinema.
FOLHA - Mas, na França, há o Estado com as subvenções e toda sorte de ajuda...
DE BAECQUE - As subvenções ajudam, mas existe a vontade de fazer cinema quando se é jovem, e isso vem da nouvelle vague. Mas o que falta, hoje, é a polêmica, uma certa violência, rebelião. Isso foi o que Truffaut e Godard encarnaram quando eram críticos, nos anos 60. Hoje, o cinema francês é bastante consensual, falta-lhe aspereza. É muito diversificado, mas falta agressividade. Há herdeiros de um ou de outro.
FOLHA - Justamente. O que Godard representa hoje para um jovem cineasta?
DE BAECQUE - Acho que duas coisas contraditórias: de um lado, o velho babaca no panteão metido a dar lições. Godard gostou de fazer esse papel e acabou detestado por isso mesmo. O velho que vem nos contar como se faz cinema, que era melhor antes. Essa é a imagem do "Godard que pertence ao passado, isso não nos interessa mais". A outra é a de Godard como "meu irmão visionário, a inspiração direta, espécie de Rimbaud". Nas escolas de arte, nas escolas de cinema, essa imagem de Godard é muito importante.
FOLHA - E prevalece sobre a outra?
DE BAECQUE - Podem coabitar. A influência de Godard perdura e é algo que me parece importante -e não só na França.
FOLHA - Logo, ele não é uma figura do passado...
DE BAECQUE - Seus filmes perturbam, estimulam esses jovens, sem passar pela história do cinema. Existem no presente e ainda repercutem -isso é o que faz a força de Godard. O cinema de Truffaut é mais datado, mas tem muita influência por sua vida. Em Truffaut, o que conta é a maneira de viver, de amar o cinema, sua maneira de amar os filmes.
FOLHA - O que mais ficou de Truffaut, em sua opinião, é o lado de crítico de cinema?
DE BAECQUE - É mais o homem Truffaut que tem significado para o cinema. Já em Godard, o que mais fica é a forma, a obra.
FOLHA - E, assim como Godard e Truffaut, o sr. não teve nunca vontade de fazer cinema, de ser cineasta?
DE BAECQUE - Fiz documentários. O último, "Deux de la Vague" [Dois da Onda, escrito por ele e dirigido por Emmanuel Laurent, com estreia no Brasil prevista para 28/5], trata da amizade e da ruptura entre Truffaut e Godard. É um filme de imagens de arquivo, e não é a mesma coisa que fazer cinema como cineasta.
FOLHA - Godard foi acusado de antissemitismo. O que o sr. pensa dessa acusação?
DE BAECQUE - É um contrassenso. Godard é antissionista, seu pensamento se reformou no início dos anos 1970, como denúncia do imperialismo americano e do expansionismo do Estado de Israel, por solidariedade com a causa palestina. Isso o leva a uma visão da história como uma espécie de maldição ligada ao extermínio dos judeus, ao Holocausto, que para ele é o acontecimento central do século 20. Ele não é negacionista; ele diz que as vítimas se transformaram em carrascos.
FOLHA - Godard cultiva o gosto pelo paradoxo e pela provocação. Com "Socialisme", seu novo filme, quem ele quer provocar?
DE BAECQUE - Quer provocar uma discussão sobre a morte do comunismo, como o filósofo Alain Badiou, que faz o papel de um filósofo no filme e diz que "o comunismo é uma ideologia com o futuro diante dela". Acho que se encontraram em torno dessa ideia e se entendem perfeitamente, ao pensarem que o futuro da utopia é o socialismo. Isso é bastante provocador num mundo como o nosso, que quis enterrar o comunismo.

7 comentários:

Jonga Olivieri disse...

No final, o texto, quando refere que: “(...) quer provocar uma discussão sobre a morte do comunismo, como o filósofo Alain Badiou, que faz o papel de um filósofo no filme e diz que ‘o comunismo é uma ideologia com o futuro diante dela’. Acho que se encontraram em torno dessa ideia e se entendem perfeitamente, ao pensarem que o futuro da utopia é o socialismo. Isso é bastante provocador num mundo como o nosso, que quis enterrar o comunismo.”
Olha Stela, houve um anúncio e um esforço exagerado da burguesia em anunciar “morte das ideologias”, que no meu entender é uma ideologia por si só...
Mas, vamos falar de Godard. Às vezes a gente esquece que ele está vivo. Será que pensam o mesmo de nós? Vivemos em um mundo pós moderno e pós histórico, e esta é toda a merda!
Mas Godard foi e é polêmica... Ele se resume a ser um ser polêmico por excelência. Em toda a sua trajetória ele demonstrou isso.
Teve lá seus altos e baixos, mas sempre pensou: “falem mal, mas falem de mim”, uma máxima de sua estratégia pessoal, que muito me lembra Glauber, um ser bastante semelhante a ele.
O certo é que, longe de morrer, Jean-Luc Godard demosntrou ao longo de sua longa vida e uma trajetória que se iniciou em 1954 com um curta “Operátion Béton”, e culminou com “TSR – Journal des reálisateurs (2008), fora este “Socialismo” que vem por aí e passou pela sua fase de grande projeção (que nós assistimos in loco), passando pelo “Group Dziga Vertov”, uma ideia de filmes políticos ou a “Nova nouvelle vague”, quando filmou o famoso “Je vues salue, Marie”.
Tiremos o chapéu para este jovem de quase 80 anos!

Stela Borges de Almeida disse...

Havia dois comentários postados, o anterior sobre a Jornada de Cinema não foi salvo como merecia de modo que sumiu na tela, mas vale ainda dizer sobre o assunto o seguinte: Foi com imenso prazer que aceitei o convite do Professor Guido Araújo para participar da Pré-Jornada de Cinema, responsabilizando-me pela reedição da importante Exposição Guido Boggiani e pela Mostra Povos Indígenas do Brasil. O mérito destas iniciativas e do que se conseguiu ampliar em debate e participação de atentos interlocutores ficou demonstrado durante o evento. Professor Guido Araújo dispensa apresentações e a próxima 37 Edição desta Jornada Internacional de Cienama da Bahia merece de todos nós, especialmente os mais ligados à cinema, devida atenção e participação.

Como sempre, o Jonga e o Setaro são consultados, o primeiro na condição de publicitário que dialoga com um conjunto de amigos e divulga no Blog Novas Pensatas e o segundo pela condição de crítico de cinema de larga tradição na vida desta cidade. Dois grandes aliados para a crítica e análise da produção cinematográfica, da minha parte so tenho a agradecer o respeito e a colaboração que eles demonstram às minhas perguntas de estudiosa e pesquisadora ( em construção) da temática.

Bem, sobre o novo filme de Godard e sua recente biografia penso que haveria espaço para uma programação de peso que contemplasse, mais uma vez, um evento que trouxesse a obra de Godard para exame. Uma pista que poderia talvez despertar grandes inquietações seriam as alusões ao caráter misógeno hipotético da sua biografia e suas articulações com a sociedade política atual. Mas tudo isso depende de empenho e interessados(as). Por enquanto Jonga, concordo com você, pensar em Godard é pensar na polêmica, provocação do virtuoso jovem velho aos 80 anos.

André Setaro disse...

Jean-Luc Godard, cara Stela, é um realizador de extrema importância para a evolução da linguagem cinematográfica. Coincidentemente, antes de vir aqui ler seu excelente blog, postei uma pequena introdução a Godard no 'Setaro's.

Acompanhei Godard desde os seus primeiros filmes, por incrível que pareça. Muitos deles, vi-os ao lado do primo Jonga, que, fugitivo, passou uma temporada escondido na Bahia, porque ousou combater a ditadura. A maioria dos filmes godardianos foi exibido no falecido Capri do Largo 2 de Julho.

Considero Jonga, além de um publicitário de expressão notável e particular, um conhecedor da arte do filme, com 'background' filmográfico bastante elevado.

Stela Borges de Almeida disse...

Tenho em lugar de destaque na estante quase toda a filmografia de Godard, um presente de amigo que não só gosta de cinema como entende da linguagem cinematográfica. Considero que esse material requer revisitações sempre, até mesmo mais seminários, cursos e novas leituras. Vou repetir novamente, caro André Setaro, este espaço de troca de informações aparentemente menos sistemático e rigoroso que os acadêmicos, tem valiosas contribuições e requer desdobramentos. Poderíamos pensar em postagens menos individualizadas em que textos contemplasse ângulos de análise diferenciados dos realizadores ( biografia, linguagem, expansão da obra etc) e assim submeteríamos esses textos aos leitores. Dá trabalho, requer tempo e disposição para o trabalho em parceria, mas são fontes de aprendizado. Se aceito, Jonga é um dos principais colaboradores.

Nota: após seus cursos de cinema confesso que pensei que estava faltando um organizador que brindasse os leitores com a sistematização da sua produção, que pode ser lacunar mas que revela uma obstinado amante do cinema, fico contente que você esteja cercado desses anjos da permanência.

wagner schwartz disse...

olá. não conhecia ainda o seu blogue, mas digitando, "film socialism" no google, ele me apareceu em português. achei interessante poder ler o q as pessoas andam falando sobre o filme no brasil, visto q por aqui (digo paris, ou mesmo depois de cannes), o filme, ou mesmo godard, caíram no lugar do fetichismo, para ser visto, para ser “entendido”: "ah, sim, esse é mais um filme do godard". a partir daí, toda a seriedade que o diretor aporta na construção política de seu filme perde sua força social. acho isso uma pena, mas acho também q representa fielmente a cultura de nossa sociedade, dita contemporânea: q não está muito aí para as questões políticas e, sim, para o divertissement.

quanto ao livro e à entrevista, acho o sr. baecque um intriguista quase profissional. faltou fazer uma biografia com menos páginas e mais fotografias, para ser menos cínico e popular. com certeza isso é de interesse ao público q assiste "film socialism" comendo m&m's (fazendo uma alusão a um casal que estava sentado ao meu lado durante a sessão).

enfim, vamos falar sobre gaza, pq esse assunto anda matando. cinema ainda é tomado pelo geral como objeto inofensivo.

w.

Stela Borges de Almeida disse...

olá wagner,
você propõe uma discussão sobre gaza? as manifestações que ocorrem, também divulgadas via google, dariam conta do isolamento imposto por israel ao território palestino? a discussão sobre o cinema "inofensivo" também passa pelo entendimento deste bloqueio; para uma análise política ( e não apenas uma mera impressão apressada usual/rotina nos dias de hoje)merece sim, tenho o maior interesse no debate. Envie-me seu e-mail, buscarei dados que avancem da constatação, as postagens poderão mostrar pontos mais agudos da cena internacional, também, o cinema crítico permanecerá.

Obrigada pelos comentários.
stelaborges@uol.com.br

Anônimo disse...

Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David