domingo, 22 de fevereiro de 2009

Ponto de Fuga : uma leitura inteligente






















De tudo que lí até agora publicado sobre os filmes da temporada e em cartaz, garanto que não foi pouco, me agrada as antenadas observações e análises do colunista da Folha de São Paulo, Jorge Coli.
O filme Dúvida ainda não chegou no circuito da Província da Bahia, porém apresenta um forte motivo para pensar nas tremendas frases que estamos a ouvir em tempo de carnaval e oscar, ditas por personagens (nem) sempre tão comprometidas como os agentes da fé, sempre defensores das certezas. Continuo na mesma pista, ou seja, trascrever do MAIS, pelo menos por enquanto. A seguir, o texto.

A educação dos preconceitos

--------------------------------------------------------------------------------
O filme "Dúvida" baseia-se na incerteza de saber se houve uma relação física entre um padre e um aluno; frase tremenda da madre superiora, vivida por Meryl Streep: "Ele é o que eu penso que ele é"
--------------------------------------------------------------------------------


JORGE COLI
COLUNISTA DA FOLHA

Muitos críticos desdenharam "Dúvida" porque seria "teatro filmado" e não verdadeiro cinema. John Patrick Shanley, o diretor do filme, fez carreira como roteirista e como autor de peças teatrais, o que reforçaria a condenação.
Antes disso, dirigiu apenas um longa-metragem, comédia fantástica, conto filosófico discreto: "Joe Contra o Vulcão". A acusação, porém, é preconceituosa. Parte de definições sumárias, sem se dar conta de que, se funciona na tela, não é teatro.
Shanley tomou o partido de uma narração fluente. Nada de experimental ou de estranho. Como se dirigisse "Os Sinos de Santa Maria", no caso de alguém se lembrar desse delicioso filme de Leo McCarey, estreado em 1945.
Nele, a freira Ingrid Bergman se opunha a Bing Crosby, padre de um colégio religioso.
"Dúvida" quer contar uma história sem complicações, para exaltar as qualidades dos atores. Do jeito que se fazia em outros tempos.
Está nos antípodas de um Almodóvar, que criou, com suas costumeiras surpresas bizarras, "Má Educação" (2004). O núcleo dos dois filmes é o mesmo: laços de atração tecidos entre o padre de um colégio e um aluno.
Apesar de seu espírito transgressor, sua cinematografia extravagante, Almodóvar limitou-se a uma fábula moralista e conservadora. Não insinua nenhuma interrogação. Condena, apenas. Seu padre é culpado e abjeto.
Ao contrário, "Dúvida" denuncia o totalitarismo das certezas. Aponta para a única arma contra as tiranias, os fundamentalismos, os preconceitos os mais arraigados e seguros de si, que necessitam forjar tantos acusados para reafirmarem suas próprias verdades. Essa arma vem desde o início exposta no título.

Catecismo
"Dúvida" baseia-se na incerteza de saber se houve uma relação física entre o padre e o aluno. O filme, porém, logo ultrapassa a discussão sobre a culpabilidade objetiva, que é superficial e jurídica. Interroga, de maneira complexa e fina, além dos fatos, a natureza dessa relação execrada. A questão é sua possibilidade de não ser encarada como, forçosamente, um mal.
O diálogo entre a superiora e a mãe, carregado de intensidade intrincada, é espantoso em tempos maniqueístas como os que atravessamos.

Bruxa
Frase tremenda da madre superiora, vivida por Meryl Streep: "Ele é o que eu penso que ele é".

Pasárgada
História amarga, antiyuppie. O termo é, aqui, anacrônico, já que "Foi Apenas um Sonho" se passa nos anos 1950, mas os yuppies existiram antes de serem nomeados. O filme é de Sam Mendes.
Tem algo em comum com o estilo de "Dúvida": a vontade de, justamente, evitar qualquer estilo e fazer com que os atores, soberbos, sobressaiam.
Pelo tema, faz pensar em "Meu Tio da América", de Alain Resnais (1980). O tio de Resnais é o parente distante e abstrato que permite dizer: quando não aguentar mais, vou lá com ele, recomeçar tudo. Ilusões que ajudam a viver.
Quando desmoronam, a tragédia espreita. Leonardo DiCaprio e Kate Winslet encarnam uma crise interior que denuncia o ideal norte-americano de vida. Põem o paraíso em Paris, uma Paris que poderia libertá-los da mediocridade.
No entanto ela é inalcançável, porque o casal não consegue se desatolar do subúrbio.
Talvez "Foi Apenas um Sonho" traga, junto com "Dúvida", um microscópico vírus indicando nova era e renovação dos tristes valores que imperam neste início de século. Ou talvez tenham apenas levado a uma alucinação otimista.



--------------------------------------------------------------------------------
jorgecoli@uol.com.br

Um comentário:

André Setaro disse...

Jorge Coli, erudito historiador de arte, possui excepcionais ferramentas de percepção não somente das artes em geral como do cinema em particular. Suas análises tocam, por assim dizer, nas "feridas" temáticas. Sabe ver um filme com os olhos de um verdadeiro esteta.