quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Escrever, um gesto de amor.

Em 2007 publiquei o Blog: Cultura, Política e Cinema.

http://stelalmeida.blogspot.com

Postagens sobre diversos temas com o compromisso de refletir sobre as atividades que tenho participado, especialmente sobre leituras que me deixaram uma marca de emoção e afeto. Foram muitos os momentos de conversas e controvérsias com amigos e estudiosos que se dispuseram a ler e discutir os posts que publiquei com decisão e dedicação, com periodicidade semanal.

Esta primeira fase do Blog contou com o entusiasmo e incentivo de professores, cientistas sociais, amigos de caminhada e de vivências que além de lerem as postagens, opinavam, acrescentavam e me faziam escolher outros ângulos de análise. Há registros de suas intervenções no espaço destinado a comentários das postagens.

Lembro especialmente dos que não se encontram mais entre nós,  partiram para outras galáxias, teriam observações dignas de atenção   sobre o trágico momento de pandemia que estamos vivendo.  Lembro de André Setaro, Professor e entusiasmado Cinéfilo e amante da Sétima Arte, de quem fui aluna em Curso de Cinema e Comunicação e que passou seu entusiasmo e compromisso com a História do Cinema, levando-me a conhecer e assistir a memoráveis documentários  e clássicos da filmografia universal. Lembro  de Guido Araújo, Professor e criador da Jornada de Cinema da Bahia.  Aprendi com Guido a conhecer , entre outras, a filmografia africana e participar dos debates anuais promovidos com muito carinho e respeito pela produção cinematográfica latino-americana e brasileira.

Vou parar nestas duas lembranças, antes porém, quero registrar que contei com as leituras e críticas duras de dois amigos, também professores e intelectuais admiráveis: Mary Garcia Castro e Pedro Castro. Como sinalizei, há um registro no Blog dos comentários e intervenções que fizeram, não apenas para elogiar como também para assinalar as lacunas das interpretações e análises. Muito obrigada  André, Guido e Pedro, na galáxia que estão nos assistindo e a Mary, amiga de muitas lutas, com força  seguimos, o momento requer solidariedade e enfrentamentos.

O Blog foi editado em formato de livreto, em edição de baixo custo, com pequena tiragem.

Em 2009-2010 reeditamos, desta vez incluindo um contador de visitantes ( free conter) que assinala a visita de 19.567 interessados em conhecer a publicação. Há no arquivo do Blog a quantificação dos visitantes por postagens. Editamos o livreto em tiragem artesanal e distribuímos com interessados na temática. Esgotaram-se os livretos, muitos comentários e estímulos a continuidade da publicação.

Considerei necessário suspender por um considerável tempo a escrita do Blog e retorno neste momento com o propósito de ampliar a temática e refletir sobre o panorama de mudanças que estamos vivendo sob o impacto do corona-vírus. Neste sentido, quero reintroduzir as postagens sobre minhas experiências e vivências atuais que me desafiam a pensar novas formas de convivências e afetos.

Trago para retomar as postagens a participação na condição de observadora, da webinar promovida pela Humanity Rising coordenada pelo Dr. Jim Garrison, President of Ubiquity University (no próximo post apresento síntese do evento)

Foto: Jornada de Cinema da Bahia e Guido Araújo. Foto clicada por Getúlio Menezes num dia especial de encontro de amigos numa sessão de cinema. Cine Glauber Rocha, 2017.

Nenhum comentário: