quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Encontro de Blogueiros Progressistas
















Foto: Reuniao de ativistas digitais da RedePT13 em Brasília, 2012.

Encontro de Blogueiros Progressistas: Trabalhos em Rede.

A postagem hoje tem o objetivo de apresentar possibilidades de trocas simbólicas no mundo virtual entre militantes, ativistas e trabalhadores(as) comuns que navegam diariamente pela web, focando um exemplo singular de trabalho em rede.

 Sabemos que os Encontros Nacionais de Blogueiros Progressistas representam espaços significativos criados para “colaborar com a discussão sobre o fim do monopólio existente nos meios de Comunicação e reinvindicar o direito à inclusão dos cidadãos no acesso às novas mídias, como um direito fundamental ao pleno exercício da cidadania” (cf. http://encontrosp.blogspot.com.br/p/quem-somos_23.html

Criado em São Paulo (2010) o grupo de ativistas digitais, notadamente de esquerda, na defesa de  ideais democráticos e populares, compõe-se de blogueiros, tuiteiros, listeiros, orkuteiros, facebookeiros e todas as formas de rede social e virtual englobam este ativismo. Dentre suas bandeiras de luta, a defesa pela democratização dos meios de comunicação (...) acreditamos que um mundo melhor é possível e a internet é uma poderosa e ágil ferramenta de união e luta pelo surgimento de uma sociedade sem desigualdade.

 

O Blog Cultura, Política e Cinema tem o prazer de apresentar uma conversa tecida com Aparecido Araujo Lima durante a campanha eleitoral em Salvador, via Facebook. Chamou-me atenção não apenas as postagens de teor político, seguramente demonstrativas de informação e combatividade, mas também, as postagens que revelavam uma disposição ao partilhamento e  interatividade no mundo virtual. Eis nossa prosa, via e-mail.

 

BLOG: Estamos conectados e em partilhamento no Facebook. Participei do Encontro de Blogueiros Progressistas em Salvador, não nos vimos. Mas percebi que você está me olhando muito aqui no Facebook, posso enviar umas perguntinhas sobre você?

 
CIDO: Sou Jornalista formado, trabalho com pesquisa e indexação de imagens ( analógicas e digitais ), desde 1986. Minha militância política inicia-se no final da década de 70, ainda sobre o regime ditatorial. Fui diretor do Centro Acadêmico Honestino Guimarães, nas Faculdades Objetivo ( 1978/1979) e fundador do Partido dos Trabalhadores em 1980. Hoje sou um militante virtual e presencial, da Comissão Estadual de Blogueiros Progressistas do Estado de São Paulo, com presença no twitter (@cidoli) e Facebook ( Aparecido Araujo Lima).também sou diretor da área deSaúde do Sindicato dos Trabalhadores em Editoras de Livros do Estado de SP, no segundo mandato. A luta não para...

BLOG: Poderia falar mais um pouco para as leitoras deste Blog sobre o papel das redes sociais e o trabalho dos blogueiros na blogosfera ?

CIDO: Com o surgimento das redes sociais e Blogs me envolvo intensamente na organização dos Encontros Regionais , Estaduais e Nacional de Blogueiros Progressistas que teve o seu primeiro encontro em São Paulo em 2010.Como alternativa a mídia tradicional , que chamamos de PIG ( Partido da Imprensa Golpista) participamos efetivamente na campanha para elegermos a nossa presidenta Dilma Rousseff, procurando responder todas as calúnias que aconteciam na rede, mentiras, episódios famosos como a Bolinha de Papel e o aborto da Mônica Serra, que ajudaram em muito a campanha.

BLOG: Para partilharmos mais considero interessante trocarmos algumas referências bibliográficas básicas. Você poderia mencionar suas principais leituras na blogosfera?

CIDO: Como sugestão, sugiro a leitura diária, que faço:

Rede Brasil Atual    www.redebrasilatual.com.br

Agência Carta Maior http://www.cartamaior.com.br




Blog do Marco Aurélio : http://maureliomello.blogspot.com.br/


A Pública : http://www.apublica.org/ - jornalismo investigativo




Carta Capital: www.cartacapital.com.br


BLOG: E quanto aos jornais, alguma indicação para nossos leitores?

CIDO: Hoje tenho assinaturas de duas Revistas: Revista Fórum e Carta Capital.

Não assino nenhum jornal, faço a leitura, via Internet, para notícias pontuais, não de opinião.

 
BLOG: Agradeço a atenção, um forte abraço Cido.
Sobre o Blog: Cultura, Política e Cinema (2007) há no arquivo  as principais entrevistas e trabalhos desenvolvidos nestes cinco anos de blogosfera.  São trabalhos de pesquisa e de dedicação no campo dos Estudos Culturais.

Salvador, 20 de dezembro de 2012.

Stela Borges de Almeida.

 

 

Nenhum comentário: