sábado, 22 de setembro de 2012

39ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia



JORNADA INTERNACIONAL DE CINEMA DA BAHIA


Um festival cinematográfico independente, criado no seio da Universidade Federal da Bahia, a Jornada Internacional de Cinema da Bahia existe há mais de três décadas e terá a sua trigésima nona edição, no período de 25 a 29 de setembro de 2012.
Os trabalhos da preparação da 39ª edição da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, sob a égide constante de batalhar Por um Mundo Mais Humano, será de uma Jornada introspectiva, porque pretende encerrar o ciclo Guido Araujo quando completar 40 anos. Assim, aos 39 anos teremos um festival diferente do que ocorreu ate os dias de hoje, será uma preparação para a realizaçao do grande evento que será a 40ª Jornada.

O festival que nasceu como um evento local, transformou-se rapidamente em um acontecimento internacional, promovendo concursos de filme e vídeo, sobretudo ao nível afro-iberoamericano, terá um novo formato, não contará com o tradicional concurso em salas de exibição e, de cara nova entra em fase de teste para o seu desafio inicial, realizar o seu primeiro concurso online (regulamento / inscrição). O festival visa ser um pólo de aproximação e troca de experiências para os desafios inovadores que se abrem no universo da tecnologia digital e da criatividade artística e onde os participantes poderão contar com a interatividade das novas tecnologias.

A Jornada representou desde sua origem, um esforço de resistência no seu compromisso cultural de promover a produção cinematográfica independente local, nacional e internacional, notadamente da América do Sul e da África Negra.Como mais antigo evento cinematográfico do Norte e Nordeste do País a Jornada é um festival que tem uma extensa história de realizações para contar em exposições, retrospectivas, homenagens e recordações de grandes momentos e personagens que estiveram presentes na longa trajetória do evento. Tudo isso será recapturado para o evento dos 40 anos.

Sem o concurso na sua forma tradicional os filmes e vídeos de curta e média ou longa metragem de qualquer gênero, a Jornada apresentará uma rica e variada mostra de filmes e outras atividades, destacando-se o programa homenagem “O Academico Nelson Pereira dos Santos”, dedicado ao primeiro grande cineasta brasileiro na Academia Brasileira de Letras.

A 39ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia espera contar com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura.

Mais informações em: http://www.jornadabahia.com






Nenhum comentário: