quarta-feira, 9 de maio de 2012

Iêda Marques: lembranceiras, imaginário e realidade.


O livro da fotógrafa Iêda Marques lançado ontem, em noite de autógrafo, no Foyer do Teatro Castro Alves, Salvador-Bahia ao som de cantoria do Grupo Reisado Terno de Ciganas de Caeté-Açu. Um trabalho de longa caminhada pelo Cerrado e Caatinga, Chapada Diamantina-Bahia, retratando comunidades e suas riquezas através de um olhar de sensibilidade, delicadeza e de quem tem um sorriso como marca para enfrentar com coragem e disposição os desafios que atravessam as populações rurais.

Conheci Iêda nos anos oitenta, quando num trabalho de extensão universitária em comunidade periférica de Salvador, tentávamos encontrar melhores acessos e inclusões destas populações. Iêda nos acompanhou em várias reuniões e retratou um grupo de alunos(as) que receberam suas fotos como um presente. Sabiam desde então, que estavam convivendo com um olhar cuidadoso das suas experiências de vida.

Obrigada Iêda pelo convite, pelo prazer do abraço e da amizade e pela chance de compartilhar com as "meninas mambaças" neste encontro dos retratos que mostra a singularidade/diversidade das culturas do sertão, tão aviltadas mas que seguem caminhando.

Iêda Marques: Lembranceiras, imaginário e realidade. Lauro de Freitas: Solisluna Editora, 2012
http://www.iedamarques.com/

3 comentários:

Stela Borges de Almeida disse...

E-mail de Iêda

Obrigada Stela, que prazer, que alegria, vamos atualizar meu site e quero bater bola com você, adorei a sua presença, de Pilar, das mambaças... Que belas postagens, que chique seu blog, quero ver com calma, viajo amanhã para a roca, beijos querida.

Anônimo disse...

Vou querer ler e ver o livro dela.Gostei bastante da foto que vc me mostrou,
Flavia

Stela Borges de Almeida disse...

No dia do lançamento adquiri um exemplar, é muito lindo! se você quiser, vá até o site da editora: www.solislunaeditora.com.br ou envie e-mail para medrar@gmail.com