sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Atividades Gerais do FSM Temático- Bahia

Para mais informações, consultar:

http://www.fsmbahia.com.br/

O Comitê Organizador Baiano do Fórum Social Mundial Temático – Bahia com base nas propostas recebidas indicou quais serão as atividades gerais do evento e a lista de convidados que deseja que se façam presentes em Salvador entre os dias 29,30 e 31 de janeiro de 2010.
Foram definidas 12 mesas e diversos eventos especiais referenciadas nos cinco eixos temáticos aprovados.

Veja a distribuição das mesas:

-Testemunhos da luta indígena;
- Desaparecidos políticos;
- A esquerda hoje e a contribuição dos pensadores da América Latina e África;
- Racismo e institucionalidade;
- Etnocentrismo e eurocentrismo;
- Militarização das periferias urbanas e ameaça à democracia;
- Educação e desenvolvimento;
- Mulher, crise econômica e emancipação;
- Fobias, intolerâncias e lógica igualitária;
- Descolonização do pensamento na América Latina e África;
- Reforma agrária, agricultura familiar e soberania alimentar;
- Governança, paz mundial e solidariedade internacional.

Os eventos especiais escolhidos foram Diálogo e controvérsias entre governantes e movimentos sociais; ato em homenagem aos 50 anos da Revolução Cubana; conferências e seminários com grandes nomes nacionais e internacionais; debate-show Ofício de Viver Samba, reunindo sambistas cariocas e baianos; Encontro Cine Social Mundial; duas cimeiras internacionais (sobre trânsito e vida e sobre a pessoa idosa) e, finalizando, o Simpósio Internacional das Religiões de Matriz Africana.
Entre os convidados indicados estão os filósofos István Mészáros da Hungria e David Harvey dos EUA, os economistas Samir Amin do Egito e Immanuel Wallerstein dos EUA, a especialista alimentar Susan George dos EUA, o educador Moacir Gadotti, os sociólogos Bernard Toro da Colômbia e Jorge Bernstein da Argentina, a francesa Danielle Miterrand, o português Boaventura Santos, os teóricos da comunicação franceses Bernard Cassen e Inácio Ramonet, além dos ministros Tarso Genro, Carlos Minc e Franklin Martins.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Os primeiros Fóruns Sociais de 2010

Kpomassé, Madri, Praga, Salvador e Porto Alegre estão entre as cidades que darão início às celebrações dos 10 anos do processo do Fórum Social Mundial em 2010. O calendário de eventos começará na Grande Porto Alegre, com o I Fórum Social e a I Feira Mundial de Economia Solidária, de 22 a 24 de janeiro, em Santa Maria. Logo depois, no dia 25, terá início o Fórum Social 10 anos Grande Porto Alegre. Na mesma região acontecerá também, de 26 a 28 de janeiro, o Fórum Mundial de Teologia e Libertação em São Leopoldo. Ainda no Brasil, Salvador receberá de 29 a 31 o Fórum Social Temático da Bahia.

Na cidade de Kpomassé, no Benin (África), acontecerá, de 28 a 31 de janeiro, o II Fórum Social Local do Atlântico, cujo tema será “os impactos das crises financeira e alimentar mundiais na agricultura africana: respostas e alternativas cidadãs”. Cerca de 1500 participantes são esperados. A primeira edição do evento reuniu 1200 pessoas, em 2008, na cidade de Allada. Dentre os objetivos principais do FSLA está “a defesa das posições e estratégias das diferentes organizações sociais para lutar contra os efeitos das políticas econômicas neoliberais, e a consolidação da articulação entre os movimentos sociais locais e o Fórum Social Africano para responder às expectativas do FSM 2011 em Dacar”.

No continente europeu, dois eventos irão acontecer em janeiro: de 28 a 31 será realizado o Fórum Social Mundial Madri 2010, no E.P.A. Patio Maravillas. Essa será a terceira edição do evento na capital espanhola. Entre os temas que serão discutidos estarão: crise e alternativas globais; meio-ambiente; energia e clima; Europa; América Latina; Ásia e África; economia social e comércio justo; educação; saúde; movimentos sociais; feminismo; migrações; lutas sindicais; Estado e lutas políticas; e memória histórica. Já na República Tcheca, três cidades irão receber o Fórum Social Tcheco, nos dias 29 e 30 de janeiro: Praga, Brno, e Usti nad Labem. A programação do evento inclui seminários, workshops, manifestações e eventos culturais durante a noite.

Ao longo de 2010, o processo do Fórum Social Mundial será realizado de maneira descentralizada com eventos e atividades ao redor do mundo. O objetivo principal dos eventos será acumular, a partir das análises e experiências das organizações e movimentos sociais da sociedade civil planetária, propostas para enfrentar a crise global em todas as suas dimensões – econômica, ambiental, política, alimentar, energética, cultural, etc. A convergência de todo esse processo irá acontecer em Dakar, no Senegal, durante o Fórum Social Mundial de 2011.

Serviço:

I Fórum Social de Economia Solidária e I Feira Mundial de Economia Solidária
Onde: Santa Maria e Canoas (Grande Porto Alegre) - RS - Brasil
Quando: 22 a 24 de janeiro (Santa Maria) e 25 a 29 (Canoas)
Contato: ecosol@fsmecosol.org.br
Site: http://www.fsmecosol.org.br

Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre
Onde: Grande Porto Alegre - RS - Brasil
Quando: 25 a 29 de janeiro
Contato: fsm2010@yahoo.com.br
Site: http://www.fsm10.org

Fórum Mundial de Teologia e Libertação
Onde: São Leopoldo (Grande Porto Alegre) - RS - Brasil
Quando: 26 a 28 de janeiro
Contato: Secretaria Permanente do FMTL - permanentsecretariat@wftl.org

II Fórum Social Local do Atlântico
Onde: Kpomassé, Benin
Quando: 28 a 31 de janeiro
Contato: Yoro Bi Ta Raymond: forumsocialbenin@yahoo.fr / fosoloa@yahoo.fr
Site: http://fsla.outrenet.com/

Fórum Social Mundial Madri 2010
Onde: Madri, Espanha
Quando: 28 a 31 de janeiro
Contato: comunicacion@fsmmadrid.org
Site: http://www.fsmmadrid.org

Fórum Social Tcheco
Onde: Prague, Brno, Usti nad Labem - República Tcheca
Quando: 29 e 30 de janeiro
Contato: Marek Hrubec - marek.hrubec@gmail.com

Fórum Social Temático da Bahia
Onde: Salvador, Brasil
Quando: 29 a 31 de janeiro
Contato: grupofsmbahia@yahoo.com.br

Informações divulgadas sobre o Forum Social Mundial na internet.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Projeto Cinema de Artista_MAM



















Paulo Lins, em romance de estréia, faz um painel das transformações sociais pelas quais passou o conjunto habitacional Cidade de Deus: da pequena criminalidade dos anos 60 à situação de violência generalizada e de domínio do tráfico de drogas dos anos 90. Para redefinir a situação do lugar onde cresceu, Lins usa o termo "neofavela", em oposição à favela antiga, aquela das rodas de samba e da malandragem romântica. O livro se baseia em fatos reais. Grande parte do material utilizado para escrevê-lo foi coletado durante os oito anos (entre 1986 e 1993) em que o autor trabalhou como assessor de pesquisas antropológicas sobre a criminalidade e as classes populares do Rio de Janeiro. Cidade de Deus foi saudado como uma das maiores obras da literatura brasileira contemporânea. Um dos principais críticos do país, Roberto Schwarz observou a capacidade do autor de transpor para a literatura uma situação social deteriorada, aliando em sua narrativa a agilidade da ação cinematográfica e o lirismo da poesia. Segundo Schwarz, "o interesse explosivo do assunto, o tamanho da empresa, a sua dificuldade, o ponto de vista interno e diferente, tudo contribuiu para a aventura artística fora do comum"
Release do livro editado pela Companhia das Letras em 2002.

Hoje no MAM, dentre as inúmeras perguntas realizadas por uma platéia de mais de cento e cinquenta atentos admiradores, Fernando Meirelles afirmou num tom sempre humorado e aparentemente simples, que o roteirista ao entregar sua obra para o realizador não tem mais qualquer controle sobre sua criação. Esta será encaminhada para a lata do lixo. Lamenta este fato, mas diz que é assim que acontece. Acrescenta que Cidade de Deus não trabalhou com os personagens criados por Paulo Lins, quase quatrocentos personagens que nasciam, viviam e morriam em cada capítulo. O filme, diz ele, centra em três deles: Buscapé, Zé Pequeno e Dadinho. Uma idéia provocadora, dentre muitas outras apresentadas.

Projeto Cinema do Artista. Abertura na Sala de Arte Cinema do MAM, 19 de dezembro de 2009.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Lançamento de Livro


























JORGE AMADO NO ELEVADOR E OUTROS CONTOS DA BAHIA

de Carlos Pronzato

No dia 14 de dezembro, segunda feira, às 18 horas, acontece na Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, o lançamento do livro Jorge Amado no elevador e outros contos da Bahia (84 páginas, Editora A, Rio de Janeiro) do escritor, diretor teatral e cineasta Carlos Pronzato, argentino radicado na Bahia há exatos 20 anos. A entrada é livre.
O livro é composto de onze contos que transitam no universo mágico da Bahia, perfazendo um itinerário literário que pretende também ser uma homenagem a um dos maiores escritores do Brasil, Jorge Amado, quem empresta o seu nome ao conto que dá titulo ao livro.
Carlos Pronzato completa vinte anos de “baiano” e para comemorar reuniu estes contos, a maior parte publicados no A Tarde cultural e na Revista do Gabinete Português de Leitura. Diretor Teatral, poeta e cineasta/documentarista, Carlos Pronzato tem se dedicado a retratar nos seus mais recentes filmes os atuais conflitos sócio-políticos latino-americanos, além de se debruçar sobre aspectos históricos fundamentais do continente (“Carabina M2, uma arma americana, Che na Bolívia”; “Buscando a Salvador Allende”; “Madres de Plaza de Mayo, memória, verdade, justiça”, etc). Também publicou, entre outros, “Canudos não se rendeu”, “Poesias contra o Império”, “Che, um poema guerrilheiro” e o mais recente, lançado em janeiro deste ano no Fórum Social Mundial em Belém, “Poemas sem Terra”.

Lançamento: Jorge Amado no elevador e outros contos da Bahia.
Data:14 de dezembro (segunda feira)
Horário: 18 horas.
Local: Fundação Casa de Jorge Amado (Pelourinho)
Entrada franca

Contatos: Carlos Pronzato/ 71 9214-4402/ cpronza8@yahoo.com.br

www.lamestizaaudiovisual.blogspot.com