quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Fim de Ano: 2008






















Com a aproximação do fim do ano e as inúmeras celebrações, nas diferentes redes de comunicação, deixo este espaço para retornar no próximo ano, com fé em Deus e Oxalá.

Antes, porém, queria enviar um agradecimento especial a todos(as) que passaram por este Blog e deixaram seus comentários, críticas e opiniões e, também, os que preferiram se comunicar por e-mails e telefonemas, suas mensagens foram bem-vindas.

Para a rede familiar, a de bem perto, um abraço forte para Flávia, Chad, Telma, Ananda, Yog, Mary, Pedro, Kátia, Analu, Adélia, Zuleide, Roberta, Zazo. E, para Clarice Nunes que me enviou um lindo cartão, dizer, será que um dia você vai ler essas blo(g)blagens?

Guardo todos vocês do lado esquerdo do peito. Esqueçi não, faltou Y. Aygut, Hayat!
Stela B. de Almeida

10 comentários:

Stela Borges de Almeida disse...

Ver diálogo de amizade postado no Setaro's Blog, dezembro de 2008.

Stela B. de Almeida disse...
O Jonga, além de tudo o que foi dito sobre êle, escreve com talento e humor.

Quinta-feira, Dezembro 18, 2008 8:22:00 AM

Jonga Olivieri disse...
Obrigado Stela... você, para além da intelectual e pesquisadora que muito respeito, é um anjo!

analu disse...

Stela,

Um cartão para você, viajei para POA, quando voltar postarei minhas impressões, estou lendo seu blog e gostando muito.

Analu

Stela Borges de Almeida disse...

E-mail de Adélia:

Querida Stela

Para você também o meu sincero desejo de muitas alegrias neste Natal e o desejo maior ainda de que nossa amizade se fortaleça, apesar da distância. Receba o meu carinho. Ah, gravei um especial sobre Marlon Brando e depois passarei para você. É imperdível ele gritando: Steeelaaaaaaaa

Adélia

Stela Borges de Almeida disse...

Mary, Analu e Adélia

Obrigada pelos presentes de fim de ano relacionados à este Blog. Mary sempre implacável na crítica, enviou-me um estudo precioso sobre Almodóvar. Analu um dia lerá todos os textos aqui postados com simpatia. Mas, saber hoje que Marlon Brando me chama é realmente sui generis. Onde mesmo vc. descobriu esta cena?
Um abraço e muito carinho para vcs.

Stela Borges de Almeida disse...

Recebi ontem de presente um espantoso livro sobre cinema: 1001 filmes para ver antes de morrer, 960 páginas de cuidadosas pesquisas de Jason Solomons que escreve sobre cinema nos jornais ingleses The Observer e The Mail on Sunday. Mais detalhes, só lendo o livro e tendo um amigo que sabe ser elegante e descobridor de preciosidades.

Stela Borges de Almeida disse...

Olha que presentão de natal, está no NovasPensatas.

O blogue que virou livro

Stela Borges de Almeida, cujo blogue “Cultura, Política e Cinema” (1) – que conheci por intermédio de comentários na publicação similar do Professor Setaro (link ao lado) – e tenho a grata satisfação de acompanhar desde 2007, lançou um livro com as suas postagens.
Sempre muito bem fundamentada, a pesquisadora (2) aprofunda temas de cinema e literatura. Alguns raros e pouco difundidos entre nós, como o cinema latino-americano e filmes africanos; outros mais conhecidos, a exemplo de Almodóvar ou da Nouvelle Vague, mas mesmo assim engrandecidos por suas reflexões, sempre pertinentes.
Para além disso, Stela amplia suas pesquisas em temas como Münsterberg, o cinema mudo dinamarquês e Andréas Dresen. No mais, conseguiu publicar seu blogue. De uma forma inteligente, transformou o virtual em leitura palpável. Um velho sonho meu, o qual, aliás, vou tentar seguir assim que tenha tempo para tal.
Parabéns Stela. Sua idéia foi brilhante... e o resultado também.

(1) O blogue da Stela está nos links ao lado, mas segue aqui o seu endereço: http://www.stelalmeida.blogspot.com/ Vale a pena conferir.
(2) Stela Borges de Almeida é baiana, doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Foi Professora Adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal da Bahia (1997/2000). Organizou o livro Chaves para ler Anísio Teixeira (UFBA/EGBa/OEA), escreveu Negativos em vidro (Coleção de Imagens do Colégio Antônio Vieira, 1920-1930 (Edufba, 2002), além de diversos artigos em revistas sobre o estudo dos intelectuais, das instituições educacionais e da memória da educação brasileira.
Postado por Jonga Olivieri às 07:41 4 comentários

Stela Borges de Almeida disse...

Uma mensagem especial para Mary e Pedro Castro nesta virada de ano: que em 2009 possamos comemorar as novas publicações de seus livros sobre Lênin e os de Políticas de Juventude, reflexões destes sociólogos, intelectuais e pesquisadores de longa caminhada.

Nota: Mary e Pedro Castro lêem sempre as anotações que faço neste espaço, porém, como críticos radiciais que são, até exageradamente, emitem suas observações em off e, deste modo, em fogo de artilharia, cada vez mais tento melhorar os próximos escritos. Obrigada de coração amigos.

Stela Borges de Almeida disse...

Oi, tia Stela!!
Adoooooooooooorei seu blog! Espero ver mais novidades para o próximo ano!!
Feliz 2009!
Bjs,
Nadine

P.S: Desculpa não colocar isso no seu blog, mas é que eu não sei como escrever comentários lá. =(

************************

Nadine lindinha, vc. é a mais nova leitora neste espaço, enviarei o password e vc. aprende, garanto que espontânea, criativa e curiosa como vc. é vai querer partilhar sempre mais. Um beijo da tia Stela.

ARMANDO MAYNARD disse...

Stela, muitas postagens e muitos filmes no ano de 2009, pois é isto que ajuda a tornar os dias mais amenos e 'passageiros' deste mundo conturbado, cheio de violência e miséria, com essa distribuição de renda desumana e cruel onde muitos pobres/injustiçados/aposentados/assalariados de mínimos vivem a mingua, enquanto poucos ricos/privilegiados ganham o máximo vivendo nababescamente...Um abraço, Armando - fetichedecinefilo.blogspot.com

Unknown disse...

Stela,

Desde que lhe conheci, e isso já faz um tempinho, você sempre está inovando. Não para nunca. Foram tantas as realizações e tenho certeza que tantas outras estão por vir.

Feliz Ano NOVO!!! Feliz 2009!!!
Que o ano que já vai nascer seja repleto de realizações.

Desejo-lhe o dobro, o triplo.....
de tudo de bom que já aconteceu.

E em cada ato, capítulo ou parte de sua vida, em de cada uma de suas realizações nós, os seus amigos, estaremos lá para apoiar, criticar e com toda certeza, no final exclamar:
BRAVO!!! BRAVÍSSIMO!!!

Um próspero ano novo são os sinceros votos de quem tudo de bom lhe deseja

Luis e Luis Carlos