tag:blogger.com,1999:blog-5722966864022156732.post8618952939701456513..comments2024-03-27T12:08:43.993-03:00Comments on Cultura, Política e Cinema: Conversas Sobre Cinema: PensatasStela Borges de Almeidahttp://www.blogger.com/profile/10276851506059079479noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-5722966864022156732.post-5288699177722298532007-12-20T10:43:00.000-03:002007-12-20T10:43:00.000-03:00Tia, visitei sua página e pra falar a verdade não ...Tia, visitei sua página e pra falar a verdade não lí tudo não mas achei muito legal!!! Tenho orgulho de você!!!<BR/>Beijinhos<BR/>Ananda LilaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5722966864022156732.post-48136957670302575282007-10-19T00:07:00.000-03:002007-10-19T00:07:00.000-03:00Cinema é uma forma de ver e expressar a vida, as r...Cinema é uma forma de ver e expressar a vida, as relações entre as pessoas e entre as pessoas e as coisas, em termos reais ou ficticios.<BR/>Filmes que marcaram: E o Vento Levou, Cenas de um Casamento, O Grito, A um Passo da Eternidade,Interludio, Juventude Transviada, O Santo Guerreiro, Casablanca., são filmes que ficaram em minha mente, entre outros que não lembro o nome, além de enormes documentários também, inclusive latino americanos e brasileiros.<BR/>A função do cinema é transmitir a propria realidade ou a imaginada, tanto quanto oferecendo uma ou mais mensagens, melhor.<BR/>Problemas: Primeiro, a mercantilização de tudo que diz respeito ao cinema, que reduziu muito a qualidade da produção cinematografica industrializada. Salvo as<BR/>exceções atuais nesse campo, o que nos salva são os cinemas alternativo e independente. Em segundo lugar, a concorrencia do video, do DVD, da televisão, da <BR/>internet etc.<BR/>Perigo: O perigo é se o sistema cinematográfico não souber posicionar-se no munto atual, entre os diversos mecanismos de captação, interpretação e criação <BR/>em torno da representação sobre a realidade da vida e a imaginação sobre ela, em geral.<BR/>Esperança: Há muita coisa fertil em meio ao mundo do cinema atual, tanto em termos de produtores, cineastas, diretores, quanto de pessoal tecnico e<BR/>artistico das diversas areas envolvidas pela cinematografia, sobretudo a independente e alternativa, que nos permite manter a esperança de que o cinema continuará garantindo o seu espaço, enquanto invenção cultural humana das mais significativas.<BR/> <BR/>São opiniões de leigo às perguntas que você anda fazendo a experts. Achei que era a melhor maneira de opinar sobre o seu blog cultural cinematografico.<BR/> <BR/>Beijo, PedroAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5722966864022156732.post-18365477966788003752007-10-18T16:03:00.000-03:002007-10-18T16:03:00.000-03:00Fiquei muito feliz de poder participar do seu blog...Fiquei muito feliz de poder participar do seu blog com a entrevista.<BR/>Quero também agradecer ao André Setaro pelas palavras com que se referiu a mim. Principalmente pela gentileza em dizer que deixei uma “certa lacuna” (sic) ao sair de Salvador.<BR/>Aproveito para acrescentar um trecho à última questão da entrevista, quando pergunta “(...) e as maiores possibilidades da indústria cinematográfica hoje?”, pois fiquei atento aos perigos (que tanto afligem) e não a completei.<BR/>As maiores possibilidades estão, contraditoriamente no próprio caminho digital que é o seu maior risco. Uma nova fronteira pode se abrir. O fio que separa os perigos das possibilidades reais está no surgimento de realizadores consistentes e embasados de uma carga humanista. Ponto que caracterizou o grande cinema pré-computadorizado do século XX. A carga de um Chaplin, o intimismo de um Antonioni, a sagacidade inventiva de um Fellini, a sensibilidade crítica de um Buñuel. Não que surjam outros iguais, mas que possam ocupar sua falta. Já vimos um Krzystof Kielowski e sua trilogia Bleu, Blac e Rouge. O que nos deixa otimistas de que outros à sua altura possam surgir.Jonga Olivierihttps://www.blogger.com/profile/07455454355644663257noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5722966864022156732.post-48831012898246519812007-10-17T05:20:00.000-03:002007-10-17T05:20:00.000-03:00mesmo...leiam mesmo.mesmo...leiam mesmo.Stela Borges de Almeidahttps://www.blogger.com/profile/10276851506059079479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5722966864022156732.post-62352581094906913512007-10-17T05:10:00.000-03:002007-10-17T05:10:00.000-03:00Cecé, bem-vinda à nossa conversa sobre cinema. Lem...Cecé, bem-vinda à nossa conversa sobre cinema. Lembrei-me do filme de Luchino Visconti " Rocco e seus irmãos" e dos comentários que transcrevo abaixo: Mas, antes de ler o filme por intermédio da concepção marxista, com a vitória do trabalho, representada pelo operário da Alfa Romeo, enquanto síntese do conflito entre o capital modernizante e as tradições da Itália arcaica, Visconti prefere concluir Rocco e Seus Irmãos se voltando para Lucca que, como o doce vagabundo de Charles Chaplin, afasta-se da câmera, pela rua, rumo ao horizonte: de todos os valores, novos ou antigos, absolutamente contingentes e passageiros, o único que perdura é a esperança.<BR/><BR/>Bom mesmo são nossos irmãos enciclopédias, seus entusiasmos e suas esperanças, não é emso?Stela Borges de Almeidahttps://www.blogger.com/profile/10276851506059079479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5722966864022156732.post-64714673194457761532007-10-16T10:46:00.000-03:002007-10-16T10:46:00.000-03:00Eu tenho a sorte de ter Jonga como irmão. Um homem...Eu tenho a sorte de ter Jonga como irmão. Um homem inteligente e com uma conversa que temos que prestar atenção pois estamos sempre aprendendo alguma coisa!!!! minha enciclópedia é ele!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrssrsrsrss<BR/>Muito inteligente, tudo que aprendeu foi lendo, pesquisando!!! Parabéns irmão, continue assim, sempre pesquisando, estudando!!!<BR/>BeijosssssssssssssPIXOTEhttps://www.blogger.com/profile/00279644827237793217noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5722966864022156732.post-48881008743181637252007-10-16T07:59:00.000-03:002007-10-16T07:59:00.000-03:00Jonga, por ser meu primo - é filho de um irmão de ...Jonga, por ser meu primo - é filho de um irmão de minha mãe -, em meados do decurso dos 60, fugindo dos militares golpistas de 64, porque considerado subversivo, veio a se instalar em Salvador, onde, aliás, nasceu, embora carioca de vivência e mineiro por osmose (sua esposa é de Beagá). Quando o responsável pelo versátil 'Pensatas' aqui esteve, na Bahia, tinha 16, 17 anos, jovem, mas já amante do cinema. Jonga ajudou a me orientar no sentido de ver os filmes essenciais, destacando, naquela época, os de Glauber Rocha e Luis Buñuel. Conversávamos muito sobre cinema, íamos muito às livrarias comprar e ler obras que refletissem sobre a natureza da arte do filme, formamos um grupo de cinema que deu origem a um curta metragem, 'Perâmbulo', etc. Poderia dizer que a presença de João Carlos Alves Olivieri ou, simplesmente, Jonga, em Salvador, naqueles difíceis anos, logo após o golpe militar, foi um elemento deflagrador de animação na incipiente cultura cinematográfica<BR/>local. Pena que passou muito pouco tempo, seis meses - antes ficara quase o mesmo tempo escondido numa fazenda perto de Canudos, pois em junho de 1967 retornou ao Rio, onde sempre morou (exceto os interregnos belorizontinos e portugueses), deixando uma certa lacuna. Marxista convicto, era, naquela época, um tanto sectário, radical, mas o tempo ajudou a flexibiliar o seu pensamento. Atualmente é um pensador sensato, ainda que nunca tenha abandonado seu 'radicalismo genético', pois pessoa sempre revoltada com as injustiças do mundo e a favor da paz entre os homens de boa vontade.André Setarohttps://www.blogger.com/profile/06787971140802572334noreply@blogger.com