tag:blogger.com,1999:blog-5722966864022156732.post5526148443862905884..comments2024-03-27T12:08:43.993-03:00Comments on Cultura, Política e Cinema: KIESLOWSKIStela Borges de Almeidahttp://www.blogger.com/profile/10276851506059079479noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-5722966864022156732.post-44184350464601696832010-08-15T13:10:33.784-03:002010-08-15T13:10:33.784-03:00Obrigada André Setaro, recuperei seu comentário na...Obrigada André Setaro, recuperei seu comentário na folha do gmail, como havia lhe falado. Vez em quando some da tela certos textos que pretendo consultar e fico brava, mesmo porque considero muito os poucos, porém qualificados, interlocutores que visitam esse espaço. Já recebi pelo sistema Comut a tese sobre a cinematografia de Kieslowski. Requer dedicação e um diálogo consistente, uma missão de amor ao cinema. Está na agenda como prioridade, provavelmente terei que adiar esse projeto para longo prazo pois viajo brevemente, mas antes que o ano termine postarei o que conseguir aproximar-me da obra, não é simples. Além do mais não venho me sentindo mais tão neófita no assunto como em períodos anteriores, isso me leva a ser mais exigente. Continuo, porém, receptiva aos experts no assunto e atenta aos comentários críticos.Stela Borges de Almeidahttps://www.blogger.com/profile/10276851506059079479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5722966864022156732.post-62645902981698217882010-08-15T07:24:29.700-03:002010-08-15T07:24:29.700-03:00O comentário 'Anônimo', que reproduz uma o...O comentário 'Anônimo', que reproduz uma observação de minha autoria, foi escrito aqui nesta espaço intitulado 'faça um comentário'. Depois de tê-lo escrito, impossível recuperá-lo, pois impossível que seja arquivado.<br /><br />Mas Kieslowski foi um dos grandes pensadores cinematográficos das últimas décadas do século passado. Difícil hoje, quando o cinema se torna cada vez mais uma mercadoria para consumo imediatista, se ter um pensador cinematográfico da altura de Kieslowski. Ouso afirmar, guardadas as devidas proporções, que seu cinema, na observação da condição humana, pode ser comparado à literatura de Dostoievsky. O olhar do cineasta é um olhar de dor pela angústia de se 'estar-no-mundo'.André Setarohttps://www.blogger.com/profile/06787971140802572334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5722966864022156732.post-41831651849833771982010-08-11T22:07:22.333-03:002010-08-11T22:07:22.333-03:00Anexo comentário do André Setaro abaixo. Foi-me en...Anexo comentário do André Setaro abaixo. Foi-me enviado para o enderêço gmail, vez em quando os comentários entram noutra caixa de mensagem, posteriormente leio. Como considero de extrema relevância, transcrevo mesmo após vários dias de envio. A seguir.<br /><br /><br />Krzysztof Kieslowski pode ser considerado um dos maiores nomes do cinema mundial do último quartel do século passado. Um realizador que se utiliza do veículo cinematográfico para pensar a natureza do homem e o seu 'estar-no-mundo' heideggeriano.<br /><br />A sua sensibilidade, no entanto, conduziu-o à morte prematura, pois veio a falacer aos 54 anos de um agudo enfarte do miocárdio.<br /><br />Sua filmografia é muito rica e merecedora de grande pesquisa e reflexão.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5722966864022156732.post-91391537361823163192010-08-03T10:58:34.870-03:002010-08-03T10:58:34.870-03:00Recebi recentemente um texto, em construção, de am...Recebi recentemente um texto, em construção, de amigo que mantenho do lado esquerdo do peito. Ele envia-me suas anotações prévias para iniciar-se na obra de Kieslowski. De um conhecimento das escrituras sagradas à contextualização da Polônia nos anos 70/80 em que o filme foi produzido. Relatou-me sua viagem à Tchecoslovaquia e à Polônia e a visita aos campos de concentração, realidades ainda com presenças marcantes no mundo. Ainda não posso divulgar seu texto em construção, apenas anexo uma nota de rodapé que facilita aos avessos e não iniciados no mundo religioso poder perceber quais os mandamentos aos quais Kieslowski baseia-se nesta filmagem. A seguir.<br /><br />Dekalog I: Amarás a Deus sobre todas as coisas (Nie będziesz miał bogów cudzych przede mną)<br />Dekalog II: Não tomarás o santo nome de Deus em vão (Nie będziesz brał imienia Pana Boga swego nadaremno)<br />Dekalog III: Guardarás domingos e festas sagradas (Pamiętaj abyś dzień święty święcił)<br />Dekalog IV: Honrarás ao pai e à mãe (Czcij ojca swego i matkę swoją)<br />Dekalog V: Não matarás (Nie zabijaj)<br />Dekalog VI: Não pecarás contra a castidade(Nie cudzołóż)<br />Dekalog VII: Não roubarás (Nie kradnij)<br />Dekalog VIII: Não levantarás falso testemunho (Nie mów fałszywego świadectwa przeciw bliźniemu swemu)<br />Dekalog IX: Não desejarás a mulher do próximo (Nie pożądaj żony bliźniego swego)<br />Dekalog X: Não desejarás os bens do próximo (Ani żadnej rzeczy, która jego jest)Stela Borges de Almeidahttps://www.blogger.com/profile/10276851506059079479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5722966864022156732.post-80649293686411011642010-07-20T11:07:52.673-03:002010-07-20T11:07:52.673-03:00Olá Maria, que seria do vermelho se todos só gosta...Olá Maria, que seria do vermelho se todos só gostassem do branco...<br />Envie-me suas análises de Tarantino, conheço o Pulp Fiction. Um grande cineasta sem qualquer suspeita. Bom entretenimento para você.Stela Borges de Almeidahttps://www.blogger.com/profile/10276851506059079479noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5722966864022156732.post-87232517966784512842010-07-20T11:05:16.771-03:002010-07-20T11:05:16.771-03:00Ola Stela. O sol voltou a brilhar no Rio. Obrigada...Ola Stela. O sol voltou a brilhar no Rio. Obrigada por partilhar suas notas. Mas estou sob o impacto do A Prova de Morte, de Tarantino, radicalmente outra linguagem. Amei. Um cinefilo fazendo filmes e usando a ironia, o deboche para lidar com nossas angustias existenciais contemporaneas, como a violencia, o machismo. Nenhum cineasta traduz tao bem os temas de Braudrillard e Derrida-os becos da contemporaneidade. Tudo e simulacro, ate o seu filme que recorre a bricolages de outros, brinca com tecnicas, resgata filmes B e o que parece falha de filmagem e a filmagem. Os mocinhos e bandidos nao sao artistas, mas stunter men e stunter women. Deconstroi estereotipos de genero, as mulheres sao maravilhosas, sujeitos desejantes, violentas, dao o trloco, adrenalina pura. Transita entre fanzine e cine e as musicas sao espetaculares. Diz tanto na apresentacao de creditos finais, que em imagens fixas resgata um processo historico, as mudanças das mulheres, quem sai logo do f ilme perde o filme. Segundo um critico de arte, Tarantino e cineasta que se diverte fazendo filme e nos diverte. Vou atraz do CD da trilha.Anonymousnoreply@blogger.com