sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Jacques Tati
























É com prazer que reproduzo a seguir a programação que a Sala Walter da Silveira coloca em cartaz esta semana. Após ter assistido em sessão inominável no multiplex do Shopping Iguatemi o "ofensivo e ultrajante" Brüno, personagem equivocado do Sacha Baron Cohen, cuja história traz um humor grosseiro que so se salva pela divertida cena final contra os preconceitos homofóbicos, é salutar apreciar o estilo divertido, poético e ingênuo do Jacques Tati. Bem-vindo.

Nota: Antes de mais nada é recomendável ler o Setaro's Blog para se ter uma idéia precisa do significado de uma sessão naquelas salas. Indescritível o absurdo nonsense rasteiro. Sem elitismo mas tudo indica que faltam princípios de base que fundamentem melhor aquela multidão de desafetos.


Programação
Dias 21 e 23 de agosto
17h30 e 20h (Não haverá sessão das 20h, no dia 21/08)
As Férias do Sr. Hulot (Les Vacances de M. Hulot, França, 1953)
Direção: Jacques Tati
Duração: 74 min.
Censura Livre
Sinopse- O desastrado Sr. Hulot sai de férias para um hotel de praia, trazendo muita confusão para o descanso dos veranistas. Mesmo assim, consegue despertar simpatia, admiração e amizade.

Dia 22 de agosto
17h30 e 20h
Meu Tio (Mon Oncle, França, 1958)
Direção: Jacques Tati
Duração: 116 min.
Censura Livre
Sinopse - Sátira do cineasta à modernidade já vigente na Paris dos anos 50, procurando mostrar a felicidade das pessoas mais simples que moram nos bairros pobres da periferia, ao contrário da pressa e do vazio daquelas mais abastadas que vivem num mundo automatizado. Monsieur Hulot, solteirão e desempregado, passa a ser admirado por seu sobrinho Gérard, justamente por estar fora dos padrões impostos pela sociedade e, em particular, pela mentalidade vigente na família do garoto.

Dia 24 de agosto
17h30 e 20h
Playtime (França, 1967)
Direção: Jacques Tati
Duração: 120 min.
Censura Livre
Sinopse - Um grupo de turistas norte-americanas chega a Paris, nos anos 60. Ali está também o hilário Mr. Hulot. Seu jeito inocente de observar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa. A mais cara produção de Jacques Tati. Nela, o diretor praticamente construiu uma cidade, com restaurantes, farmácia, prédios comerciais e até aeroporto.

Dia 25 de agosto
17h30 e 20h
Trafic (França, 1971)
Direção: Jacques Tati
Duração: 97 min.
Censura Livre
Sinopse - O Sr. Hulot, desenhista de um modesto fabricante de veículos, desenha um caminhão com várias inovações e decide levá-lo à Exposição Internacional do Automóvel de Amsterdã. Para isso, sobe à direção do veículo, seguido por Maria, a jovem norte-americana responsável pelas relações públicas da fábrica, num carrinho esportivo. A viagem é constantemente interrompida por um problema de gasolina, uma cadeia que arrebenta, problemas na fronteira. São tantas as confusões que o carro chega tarde demais à exposição.

Dia 26 de agosto
17h30
Carrossel da Esperança (Jour de fête, França, 1949)
Direção: Jacques Tati
Duração: 79 min.
Censura Livre
Sinopse - Uma vez por ano, uma feira traz, para o pequeno vilarejo de Sainte-Sévère, no interior da França, atrações como um cinema ambulante. Numa das sessões, François, o carteiro do local, assiste à projeção de um documentário sobre o serviço postal norte-americano e decide colocar o método em prática para fazer o correio chegar mais rápido.. Montado em sua bicicleta, se lança pelo campo com vigor.

Dia 27 de agosto
17h30
Parade (França, 1974)
Direção: Jacques Tati
Duração: 85 min.
Censura Livre
Sinopse - Já pressentindo o avanço da tecnologia digital, Tati filmou Parade quase todo em vídeo. O filme foi financiado pela televisão sueca e filmado dentro de um circo. Este, que viria a ser o último filme de Jacques Tati, mostra o protagonista na pele do Sr. Loyal, um mestre de cerimônias circense. Nele, Tati volta a dar vida aos números mímicos que ele praticava quando atuava no music-hall.

20h
Programa de curtas Jacques Tati (Entrada franca)
Soigne Ton Gauche (França, 1936)
Direção: René Clément
Duração: 12 min.
Censura Livre
Sinopse - Roger, um agricultor, sonha em ser lutador de boxe. No pátio da granja onde trabalha, ele treina exaustivamente. Mas os combates acabam por falta de adversários. Surpreendido um dia durante o transe ao simular uma vitória, é descoberto e levado ao ringue. Mas existe um problema: ele nunca lutou de verdade e ignora tudo sobre esta arte.

Escola de Carteiros (L´école des facteurs, França, 1947)
Direção: Jacques Tati
Duração: 15 min.
Censura Livre
Sinopse - Rapidez e eficiência: essa é a informação que todo carteiro recebe. A missão é simples: reduzir a duração de uma ronda para chegar a tempo ao serviço postal. Numa pequena oficina de correios de um povoado, três carteiros, entre eles François, atolados pelas ordens nasais de seu superior, fazem a divisão das cartas.

Curso Noturno (Cours du Soir, França, 1967)
Direção: Nicolas Ribowski
Duração: 30 min.
Censura Livre
Sinopse - O filme apresenta vários números clássicos de Jacques Tati. Nele, o diretor ministra curso para executivos de uma grande empresa e demonstra estar aplicando seu arguto sentido de observação também com relação a si mesmo.

domingo, 2 de agosto de 2009

Retrospectiva Godard

Para respirar depois de cada sessão dos quinze filmes programados para a Retrospectiva Godard, densos e repletos de sensibilidade, imaginação, poesia e inteligência, nada como olhar o Teatro Martim Gonçalves. As fotos ( sem chance nenhuma de competir com os fotógrafos) são fotos de fotos. Um gesto para a memória afetiva.